Cidadania e Trabalho desperta interesse pela arte

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, tem dentre seus objetivos promover o acesso a atividades relacionadas à educação, cultura e a preparação para o trabalho e cidadania de adolescentes e jovens. Assim os educandos do módulo de Cidadania e Trabalho visitaram a Galeria Álvaro Santos que recebeu a exposição ‘Duas gerações um mesmo tempo’ dos artistas Pedro Boeira e Joel Dantas.
 Segundo a educadora social Elbênia Ramos a finalidade da atividade foi apresentar a arte aos jovens. “A paixão à arte só acontecerá se eles forem apresentados e este é o nosso principal objetivo. Em muitos casos os alunos desconhecem a existência da própria Galeria Álvaro Santos, sendo que muitos deles passam diariamente pelo local. É um momento de descoberta para todos. A partir do momento que eles reconhecem um novo local dentro da sua cidade, conhecem artistas sergipanos e suas obras, trabalha-se com a questão da identidade e da sergipanidade. Além disso, proporciona a possibilidade de uma nova profissão e de uma nova forma de expressão por parte dos jovens”, afirmou a educadora.  Todas as atividades realizadas dentro e fora do ILBJ têm um resultado produzido pelos adolescentes e dessa vez não foi diferente. “Na visita solicitamos aos jovens que observem as obras, tirassem suas dúvidas sobre a produção das mesmas e buscassem inspiração para que em sala de aula produzissem sua própria obra. Desta forma, os alunos receberam papel, lápis de cor, lápis de cera, tintas pincéis com o intuito de, livremente, externarem o que sentiam em relação às obras da exposição”, descreveu Elbênia.
 Após as produções foi criada uma galeria no ILBJ onde foram expostos os materiais de todos os alunos. “A exposição trouxe a possibilidade deles se descobrirem como futuros artistas. É notável a satisfação deles ao exporem seus trabalhos no ILBJ e a ideia é que a partir deste momento eles busquem mais sobre esta cultura que estava desconhecida”, ressaltou a educadora. 
Geovanio Serafim tem 16 anos, participa do Conectando com a Vida 2014, e participou da visita à exposição ‘Duas gerações um mesmo tempo’. “Essa foi a primeira vez que eu entrei nessa galeria e a primeira vez que eu visitei uma exposição artística. Pra mim essa iniciativa do módulo de Cidadania e Trabalho foi uma forma de me aproximar da arte. Mas o melhor foi poder em sala mostrar a minha arte de acordo com o que a gente viu e depois ver meu desenho exposto para todo mundo do ILBJ poder ver”, disse o jovem.