ILBJ investe em lousa digital interativa

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, exerce um trabalho de excelência em benefício dos adolescentes e jovens sergipanos. Por isso, foram implantadas lousas digitais interativas nas sete salas de aula, nos três laboratórios de informática básica/avançada e no auditório com o intuído de aumentar as possibilidades de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania.
Segundo a gerente do ILBJ, Valéria Freire, é preciso acompanhar as mudanças e avanços tecnológicos de nossa época. “O Instituto Luciano Barreto Júnior inseriu as lousas digitais interativas não como uma ferramenta a mais. A lousa chega ao instituto como fundamento para práticas pedagógicas criativas e inovadoras, sem, contudo esquecermos que as tecnologias existentes não precisam e não devem ser descartadas ou mesmo esquecidas, mas agregadas à nova realidade tecnológica do instituto. O ILBJ tem buscado se desenvolver como modelo de instituição social e educacional no âmbito regional, estimulando a inclusão de seu público no mundo globalizado”, pontuou a gerente.
Para chegar ao objetivo desejado com a utilização da lousa digital interativa foi realizado uma formação de três dias para uso pedagógico da ferramenta. Participaram os educadores sociais, coordenação pedagógica, coordenação psicossocial e assessoria de comunicação. A formação foi comandada pela doutoranda em educação pela Universidade de São Paulo e diretora pedagógica do Instituto Paramitas, Mary Grace, que trabalha contribuindo para que as pessoas atinjam o seu potencial pleno. 
“A formação no Instituto Luciano Barreto Júnior foi muito significativa, tanto pela oportunidade de conhecer o trabalho sério e de qualidade que fazem, como também pelas interações com os educadores. O grupo demonstrou bastante interesse e engajamento em todas as atividades propostas, além de muita criatividade ao longo das vivências práticas que tivemos e tudo isso facilitou bastante a realização das intervenções pedagógicas. Quando a instituição já tem uma proposta pedagógica e preocupação com o desenvolvimento humano, tudo fica mais fácil, pois conseguimos aproveitar as próprias vivências dos educadores e mostrar na prática como as tecnologias podem contribuir ainda mais com o trabalho realizado”, ressaltou Mary Grace.
A formadora destacou também que a formação inteira foi bem prática e com isso foi possível avaliar em tempo real a evolução do grupo. “Foi muito bom ver ao final todos bem animados e propondo diversas possibilidades de uso interativo da lousa digital. Tive também a preocupação em trazer vivências e possibilidades que eles consigam aplicar no dia-a-dia, desde a seleção dos recursos mais adequados até mesmo a criação de situações interativas com a lousa digital”, disse Mary.
Educadores Sociais
A formação ministrada aos educadores sociais que compõem o quadro colaborativo do ILBJ é fundamental nos processos de ensinar a prender que desenvolvemos, a formação tem sido uma constante, tem sido vital para oxigenação da instituição como um todo. “Toda e qualquer formação direcionada ao corpo docente, pedagógico, psicossocial e administrativo consequentemente reflete em nosso principal objetivo a qualificação dos serviços socioeducativos ofertados aos 1600 adolescentes e jovens que anualmente temos no ILB”, explicou Valéria Freire. 
Para o educador de informática avançada, Jonathas Fontes, a formação foi um momento de redescobrir as metodologias já aplicadas em sala com uma nova ferramenta. “Diante das abordagens da facilitadora Mary Grace; dos momentos interativos e práticos que suas ações nos proporcionaram; dos debates e discussões, mediados pelos diferentes temas propostos na formação, construímos novas percepções a partir do que já desenvolvíamos. Além de conhecer e de ser capaz de encontrar ou construir diferentes recursos digitais, que fortalecerão nossa prática. Vivenciar experiências com o uso de objetos digitais, tanto numa perspectiva de mediadores da aprendizagem – em nossas apresentações – quanto na de discentes ao assistir aos demais grupos apresentando é sempre um momento de aprendizado”, afirmou o educador.