Alunos conhecem história sergipana em museus
Durante duas semanas, os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) tiveram um momento de contato com a cultura e tradição de Sergipe. Em visita ao Museu do Homem Sergipano e ao Palácio-Museu Olímpio Campos, os jovens puderam conhecer e valorizar ainda mais a história sergipana.
Fotos históricas, móveis antigos, artefatos e utensílios utilizados em séculos passados encantaram os jovens. Curiosos e atentos a cada detalhe que transmitisse uma passagem da história de Sergipe, os alunos fizeram questão de anotar cada nova informação.
Para a aluna Christiane Vitória, conhecer a história do seu estado e saber como se deram as evoluções econômicas, políticas e sociais foi uma experiência especial. Segundo ela, ver de perto como tudo aconteceu no passado é uma forma eficiente e dinâmica de estudar história.
“Gostei muito de ver os governadores que Sergipe já teve e poder conhecer o que eles fizeram pelo povo e pelo estado. Para mim, os pontos mais interessantes são a maquete de Aracaju e a história de Fausto Cardoso”, conta Christiane.
Buscar ambientes extra-sala de aula e atividades diferenciadas são aspectos constantes no planejamento pedagógico do ILBJ. Segundo a psicóloga Andressa Rodrigues, o aprendizado dos jovens é intensificado quando eles têm contato com locais diferentes de seu cotidiano.
“Proporcionar essas atividades fora do ambiente da sala de aula é fundamental para o processo de aprendizagem dos jovens. Isso desenvolve o lado lúdico dos alunos, fazendo com que eles conheçam novos horizontes e possam aprender de uma forma descontraída e interativa”, explica a psicóloga.