Equipe do ILBJ participa de capacitação
Durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) promove um ciclo de capacitações e treinamentos internos para sua equipe de educadores sociais. A intenção é promover um ensino de qualidade, tendo como base os quatro pilares para educação do século XXI: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver.
Segundo a coordenadora pedagógica do Instituto, Jacilene Andrade, o treinamento é reflexo da preocupação que o Instituto tem em sempre atualizar as estratégias de abordagem ao jovem, além das técnicas de avaliação de aprendizagem em projetos sociais. Para Jacilene, o retorno é muito positivo para os alunos.
“O resultado dessas constantes capacitações é notado em sala de aula. O contato com profissionais especializados e a troca de experiências é muito importante para a qualidade dos nossos educadores. Como o ILBJ tem uma forma diferente de avaliar, por ser um projeto social, aprender algo a mais com especialistas que estudam e pesquisam o assunto é sempre enriquecedor”, garante Jacilene.
Para o educador Adriano de Souza, o treinamento dá mais experiência para que a equipe possa desenvolver cada vez melhor as atividades do projeto social.
“As capacitações têm sido de extrema importância para todos nós, porque os conceitos passados servem para melhorar nossa formação. Um dos pontos abordados no treinamento foi a questão da valorização do conhecimento que o aluno já possui, em vez de impor o conteúdo como na educação formal”, detalha Adriano.
Convidados
A capacitação “Formação do Educador Social” conta com a competência de profissionais qualificados a exemplo do professor Ronaldo Linhares (UNIT), doutor em Educação e Comunicação, da professora Rita de Cássia Amorim Barroso (UNIT), mestre em educação, e da professora Msc Patrícia de Oliveira Ramos, doutoranda em psicologia social na PUC/SP, com o tema ‘Identidade e Formação de Educadores’.
Patrícia também atua como diretora da Oscip ‘Vale a Pena’ e coordena o ‘Ponto Queluz de Cultura’ (Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo). A professora também faz parte da equipe de coordenação do curso Mídias na Educação (MEC/UFPE/USP), de formação para professores e desenvolve projetos de formação para educadores e oficinas culturais para instituições públicas e privadas.
A instituição
O ILBJ hoje conta com 1280 alunos matriculados, quatro projetos em franco desenvolvimento, 25 educadores sociais com formação em Letras Português, Inglês, Matemática, Ciências Sociais e História. O Instituto dispõe, ainda, de uma coordenação pedagógica, uma bibliotecária uma coordenação psicossocial (assistente social e psicóloga) e uma assessoria de comunicação.