Atividade discute exploração do trabalho infantil
Recortes de jornais e revistas, cartolina, cola, lápis de cor e muita consciência cidadã se transformaram em verdadeiras exposições das opiniões dos jovens. Colocando a criatividade em prática, os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) uniram o conhecimento que obtiveram nas aulas às suas impressões do cotidiano para discutir a exploração do trabalho infantil.
Durante uma semana de aula, a disciplina de Cidadania e Trabalho abordou o tema através de discussões e da elaboração de um mosaico feito a partir de pequenos recortes de papel. Cada trabalho deu forma a uma situação que representasse a visão dos alunos sobre o trabalho.
Além de servir como atividade avaliativa, onde os professores puderam analisar o trabalho em equipe e a criatividade de cada trabalho produzido, o momento serviu para mostrar aos alunos direitos e deveres da criança e do adolescente.
“O trabalho serviu para a conscientização e informação dos alunos sobre a exploração do trabalho infantil, abordando o tema de forma mundial e, principalmente, focando na realidade de Sergipe. Através do mosaico eles puderam exteriorizar de forma objetiva o pensamento crítico sobre esse tema tão presente no cotidiano”, explica a professora Natale Barros.