Mesa-redonda discute o papel da mulher no mercado de trabalho
Motivação. Foi com esse objetivo que o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) reuniu seis mulheres de destaque em suas profissões para uma mesa-redonda com os jovens. A atividade marcou o fim da semana em que a principal discussão em sala de aula foi a presença da mulher no mercado de trabalho.
O assunto foi colocado em debate para que os alunos percebessem a igualdade entre homens e mulheres e vissem como o antigo ‘sexo frágil’ vem conquistando lugares importantes na sociedade.
“A ideia é aproximar o aluno da realidade da mulher no mundo do trabalho, trazendo como exemplos mulheres que conseguiram assumir cargos que antes eram ocupados apenas por homens”, explica a professora da disciplina de Cidadania e Trabalho, Natale Fernanda Neves Barros.
Durante a mesa redonda, as profissionais falaram sobre a escolha de suas carreiras, a entrada no mercado de trabalho e as dificuldades encontradas em cada área, seja de preconceito da sociedade ou de aceitação familiar. Os questionamentos e dúvidas sobre as profissões deram lugar a uma lição de força de vontade e incentivo, para alunos de todos os gêneros.
Troca de experiências
A jovem Tailane de Souza Santos teve a oportunidade de conhecer mais sobre a carreira que quer seguir. Ela sonha em cursar Engenharia Civil, mas tem consciência dos empecilhos que pode encontrar pelo caminho.
“Foi bom saber o que elas enfrentaram ao escolher uma profissão. Algumas delas escolheram um curso e depois desistiram porque viram que não era isso que queriam realmente, outra enfrentaram preconceito. Comigo também pode acontecer, então foi bom ver isso na prática para aprender a superar”, acredita a garota.
Para os meninos o debate também foi uma atividade engrandecedora. “Os homens sempre acham que são melhores que as mulheres, mas muitas vezes elas é que são, até por causa de algumas qualidades femininas mesmo”, reflete o jovem Luciano Jorge.
Presenças
Participaram da atividade a tenente-coronel da Polícia Militar Araci Ferreira Fontes, a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Jeane Bispo de Lisboa, e as colaboradoras da Construtora Celi, as engenheiras Sheila França e Lycia Virgínia, e a arquiteta Yerecê Ribeiro.
O debate foi marcado, também, pela presença da vice-presidente de negócios imobiliários da Celi, Ana Cecília Barreto Oliveira, que ficou muito contente em participar da atividade do ILBJ. “Foi importante porque eles puderam ver mulheres em diferentes estágios da vida profissional. Foi um momento bastante construtivo e eu adorei ter feito parte do debate. A mensagem que eu deixo para os alunos, não só para as meninas, é que é preciso estudar muito e ter perseverança, porque a vida não é fácil”, aconselha Ana Cecília.