ILBJ promove vacinação contra Hepatite B
Nesta quarta-feira, 11, os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) comemoraram o Dia do Estudante de uma forma diferente. Em parceria com o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o ILBJ promoveu uma ação de vacinação contra a Hepatite B para os jovens.
Cerca de 400 alunos foram imunizados durante todo o dia. Divididos por turmas, os jovens assistiram a uma breve palestra ministrada pelas funcionárias da Saúde municipal, que alertam sobre os riscos da doença e, em seguida receberam a dose do medicamento.
Para a enfermeira da SMS, Marília Uchôa, o momento é de conscientização. “A maior importância dessa ação é prevenir, e a melhor forma de prevenção é a informação. É interessante que eles se informem aqui e repassem isso para amigos e conhecidos”, esclarece.
A assistente social do Instituto, Sabrina Ferreira, ressalta que a vacina é oferecida aos jovens de forma opcional. “Fiquei sabendo da campanha e fiz questão de trazer para que o nosso público se interessasse em participar voluntariamente. É uma forma de promover a saúde através da prevenção de doenças, e isso só ajuda a aumentar a qualidade de vida dos nossos jovens”, explica Sabrina.
Além de conhecer os sintomas, formas de contágio e prevenção da Hepatite B, os alunos adquiriram ainda mais consciência sobre a importância das campanhas de imunização. “Tem muita gente que não tem tempo de ir no posto de saúde, então essa é uma boa oportunidade para ter acesso à vacina”, ressalta a aluna Luciana Santos da Silva, que tomou hoje a terceira e última dose da vacina.
O jovem José Ernandes Costa Júnior ainda não conhecia a doença, mas depois que ficou sabendo dos perigos da Hepatite B, não hesitou em receber a vacina. “Achei legal a iniciativa do Instituto querer contribuir para a saúde dos estudantes. Apesar de ser um ambiente de estudo, aqui todo mundo também se preocupa com a nossa saúde”, afirma.
A campanha
A campanha tem como objetivo atingir jovens de até 24 anos de idade, além dos grupos de risco: profissionais de saúde, profissionais do sexo, policiais, homossexuais, manicures, entre outros profissionais que têm risco de contrair a doença com mais facilidade.
A vacina contra a Hepatite B é aplicada em três doses. A segunda dose deve ser tomada 30 dias após a primeira; a terceira, por sua vez, deve ser aplicada seis meses após a primeira imunização.