Instituto participa do Cinform Convida

 

Consciência política para o exercício da cidadania. Essa é a principal habilidade que os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) têm a oportunidade de desenvolver durante a sequência de debates do ‘Cinform Convida’. Organizado pelo jornal Cinform, semanalmente um dos sete candidatos ao governo do Estado participa de uma entrevista com empresários, jornalistas e estudantes, respondendo aos questionamentos da plateia sobre seus projetos.


Na primeira noite de debate, que aconteceu na última terça-feira, 3, o candidato à reeleição Marcelo Déda foi o político sorteado para iniciar o ciclo de entrevistas. Mais de 20 alunos do ILBJ foram convidados pelo jornal semanário para participar do projeto, que pretende aproximar os jovens dos candidatos.


Bastante concentrados e envolvidos com o evento, os alunos do Instituto fizeram diversas perguntas ao candidato, abordando temas como saúde, mercado de trabalho, meio ambiente e, principalmente, educação. A aluna Nayara Karoline dos Santos Souto, atuante em grêmios estudantis, acredita que a oportunidade dada pelo ILBJ vai servir no momento de escolher em quem votar.


“A gente tem que analisar o que eles querem daqui para frente, mas também ver o que já fizeram pelo nosso Estado. Temos que pegar todos esses aspectos e colocar na balança antes de escolher, porque quatro anos é muito tempo. Esse momento é uma forma que a gente tem de estar em contato mais próximo com o candidato”, analisa a jovem.


CONSCIÊNCIA POLÍTICA


Ao final do debate, Marcelo Déda elogiou a participação dos alunos e incentivou o interesse dos jovens pela política. “Queria que vocês aproveitassem para refletir sobre política, independente do voto. A atividade de governar é de extrema responsabilidade, por isso queria que vocês, na hora de votar, soubessem o peso do seu voto. Tenham interesse pela política. Eu vim do movimento estudantil, era um de vocês e hoje sou governador; um de vocês também pode ser”, disse.


A coordenadora pedagógica do ILBJ, Jacilene Andrade, acredita que a atividade auxilia ainda mais na formação social dos jovens. “Os alunos demonstraram bastante conhecimento e interesse pelas questões sociopolíticas. Eles puderam aliar os conteúdos aprendidos em sala de aula e aprimorar ainda mais o debate acerca da cidadania”, afirma.


Os jovens foram convidados a participar dos demais debates com os outros candidatos ao poder. A aluna Yngrid Lima Guimarães pretende aproveitar o projeto para analisar qual candidato merece sua confiança. “Vou perguntar a todos os candidatos basicamente a mesma coisa, para poder comparar as ideias de cada um. Quero procurar o que tenha um olhar social para favorecer a todas as comunidades”, explica a aluna.