Você sabe o que é bullying?


Para iniciar o segundo semestre cheio de novidades e temas interessantes, a equipe do ILBJ selecionou para vocês este texto bastante esclarecedor. 

Você sabe o que é bullying? Já ouviu falar?
Esse tema tem sido muito debatido atualmente, e é uma coisa pela qual muitos jovens passam todos os dias, mesmo sem saber.

Leia o texto abaixo e envie seu comentário a respeito! 

E não esqueça de participar da nossa enquete sobre esse mesmo tema!





                   Olá, galera !


Nesse texto vamos falar de uma coisa que infelizmente virou comum nas escolas brasileiras : o bullying.


Bully vem do inglês e significa violento, agressivo.


Muito se fala sobre esse assunto, mas você sabe o que isso significa ?


Na definição de *Ana Beatriz Silva (2009), o bullying é “um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully (agressor) contra uma ou mais vitimas que se encontram impossibilitados de se defender “.O bullying não se caracteriza por ser um fenômeno brasileiro apenas, mas sim, mundial.


  Na maioria das vezes, essa prática tem início nas escolas. Elas são um grande ponto de encontro para os jovens. Além de se prepararem com aulas e outras atividades escolares, nesse ambiente, você estabelecem relações de amizade que por muitas vezes permanecem até a vida adulta ! É um dos primeiros ambientes sociais com que temos contato, e, por isso, muitos acontecimentos importantes acontecerão durante nossa vida escolar.


O bullying é uma prática que foi e é muito mais comum nos Estados Unidos, por exemplo, onde a pressão para ser “popular” é muito agressiva. Nas escolas americanas ou high schools, como são conhecidas, é um acontecimento quase comum.


No Brasil, os casos existem sim, mas, felizmente em quantidade muito menor do que acontece lá, por exemplo.


Então, vamos definir : como acontece o bullying ?


Existem dois lados : o agressor e a vítima. O agressor  (ou agressores) “escolhem” alguém que consideram “diferente” para zombar, rir de suas atitudes, fazer com que a pessoa se sinta mal de várias formas.


A pessoa que pratica isso usa algumas estratégias como : abuso de poder, intimidação e prepotência.


Como se expressa ? Através de agressões verbais, físicas, materiais, psicológicas e morais


Em nossa sala de aula, seja na escola, seja no Instituto, sempre tem aquele colega que é mais tímido, não é ? Que senta no cantinho separado de todo mundo ou o que não conversa muito…


Pois é, galera, sempre tem uma pessoa que a gente considera “diferente” ! Diferente da nossa turma, diferente dos amigos, enfim, diferente de nós !


Só que temos de lembrar de uma coisa : só porque a gente considera alguém diferente, não significa que tenhamos de tratar a pessoa mal. Ela é diferente de nós. E só isso. Apenas isso.


Todos nós temos diferenças, é por isso que nós, humanos, temos personalidade. É o que nos diferencia, o que nos torna únicos. Por isso, antes de achar alguém diferente de você e por isso se achar no direito de expô-la, pense : não vale a pena, é cruel, e o mais importante de todos os fatos : não lhe levará a nada.




*Ana Beatriz Silva Barbosa é psiquiatra e autora de, entre outras publicações : Mentes Perigosas na Escola : Bullying