Drogas: uma escolha sua (Parte II)

Confira a segunda parte do texto selecionado pela psicóloga Andressa Rodrigues especialmente para vocês!
Ele está dividido em duas partes, então não esqueça de ler a Parte I no nosso blog.



Continuação…



“Maconha é natural, não faz tão mal quanto o cigarro”


POR QUE DIZER NÃO :  “ A maconha é tão “natural” quanto o cigarro, pois ambos são feitos a partir da folha de uma planta. Isso não quer dizer que sejam inofensivos. As substâncias cancerígenas, por exemplo, estão presentes nas duas drogas”, alerta Elizaldo. A droga ainda prejudica a memória, diminui a fertilidade do homem e, na mulher, pode levar a alterações no ciclo menstrual. “ O uso prolongado e constante da maconha também pode provocar mudanças de atitude muito prejudiciais na adolescência . Para se ter uma idéia, quinze dias depois de fumar um cigarro desse tipo, o jovem ainda sentirá seus efeitos : uma certa moleza, preguiça e desânimo. Nota do blog : além de muitos prejuízos à nossa convivência com as pessoas que nos cercam e nos querem bem  né, galera ?


 


“ A gente usa drogas só de vez em quando, não somos dependentes. Você também pode experimentar e  parar quando quiser”


POR QUE DIZER NÃO : O que não faltam são zilhões de pesquisas demonstrando que esse blá-blá-blá é história pra boi dormir ! Na real, o papo é bem outro. “ Todas as drogas causam dependência e, com o tempo, é preciso aumentar cada vez mais as doses para se conseguir o mesmo efeito”. A pessoa não tem consciência disso, ninguém se vicia por querer. Mas, com o uso, acaba acontecendo. Até que, em alguns meses o anos, ela tenta parar, e começa a sentir aquela vontade incontrolável de usar, que é o que nós chamamos de “síndrome de abstinência”. Aí percebe que, por mais que aquilo lhe faça mal, não consegue viver sem explica Jackeline.


 


“As drogas ajudam a perder a timidez e a se soltar mais” 


POR QUE DIZER NÃO : É pura verdade que alguns tipos de drogas vão deixá-lo mais desinibido. Em alguns casos, extrovertido até demais – o que pode render muuuitos micos. E aí, em vez de ficar bem na foto, você vai é torrar o seu filme com a galera ! Mas esse não é o único motivo para não se render ao argumento. Nota do blog : Galera, as drogas não vão lhe ajudar a ser menos tímido. Muito pelo contrário, vão isolar você de sua família, seus colegas e amigos, cada vez  mais e mais. Lembrem-se sempre : é verdadeiramente um caminho sem volta. Pensem nisso !


 


 


“Seus pais nunca vão ficar sabendo”


POR QUE DIZER NÃO : É impossível prever o efeito de uma droga no seu organismo, por mais inofensiva que ela pareça. Nos caso das drogas permitidas * (álcool e cigarro), uma bobeada pode levá-lo ao hospital. Quem não conhece alguém que passou mal na balada, de tanto beber, e foi parar no pronto socorro para tomar glicose na veia ? No caso das ilícitas, além dos riscos para a saúde, há ainda o perigo de ir parar na delegacia. E para explicar isso, em casa ? É o tipo de coisa que manda por água abaixo anos e anos de um bom relacionamento com os pais, construído à base de muita negociação. Pode ter certeza de que, ao pegar você num flagra desses, reconquistar a confiança da família vai dar um trabalho daqueles ! Não vale a pena arriscar, né ?


 


Se você já entrou nesse mundo :


Converse, fale com seus pais e procure ajuda o mais possível. É essencial que a família esteja perto no processo de recuperação de alguém que usa drogas. Lembrem-se : a vida é muito boa, cheia de novidades e descobertas. Não é justo conosco que acabemos com ela de uma forma tão errada, né ? As drogas não levam ninguém a lugar algum, nunca esqueçam disso ! Aproveitem a adolescência com tudo o que ela tem de melhor a oferecer !