Alunos visitam Museu do Homem Sergipano
Valorização da cultura sergipana. Essa foi a maior lição aprendida pelos alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) na visita feita ao Museu do Homem Sergipano (MUHSE). Monitorados pelos professores e pela equipe ILBJ, todas as turmas puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Estado e entender o desenvolvimento da sociedade em que vivem.
Cada corredor levava não somente a uma nova sala cheia de objetos históricos, mas revelava uma verdadeira viagem no tempo cheia de relíquias dos séculos passados. O tacho de produzir melaço, fotos históricas, artefatos de guerra, as tradições e rendas das taieiras. Todo o conhecimento da cultura sergipana fascinou os jovens, despertando neles a vontade de preservar e valorizar as tradições.
A aluna Marília Carla Santana, de 18 anos, viu como os costumes e a sociedade eram tão diferentes no passado. Depois da visita, a aluna passou a refletir melhor sobre a importância da preservação dos itens históricos e tradições culturais de sua região.
“Interessante como aqui ainda existem vários lugares conservados daquele tempo ainda, mas acho que os políticos deviam olhar mais para isso. Talvez o governo não esteja sabendo investir muito na cultura sergipana. A modernização é importante, mas temos que conservar a parte histórica”, observa Marília.
Aprendizagem
A visita, como todas as atividades extra-classe realizadas pelo ILBJ, teve um propósito pedagógico. A professora da disciplina Cidadania e Trabalho, Sabrina Dias, garante que além de mostrar aos alunos a identidade do povo sergipano e a importância do patrimônio cultural, a visita ao museu também é uma importante ferramenta para desenvolver algumas competências.
“Voltando para a sala de aula fizemos uma discussão sobre a visita, trazendo à tona quais aspectos chamaram mais atenção dos jovens e qual a relação que eles fizeram entre o conteúdo dado em sala e a ida ao museu. Assim pudemos trabalhar algumas competências significativas para o desenvolvimento da aprendizagem”, explica a professora.
Um dos maiores objetivos do ILBJ é proporcionar o acesso ao conhecimento, através de atividades educativas e sócio-culturais.