Aluno do ILBJ tem redação publicada nacionalmente

 

A certeza da igualdade entre homens e mulheres deu a um aluno do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) o primeiro lugar estadual no 6º prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O concurso é organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Educação e com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.


O texto premiado foi a única redação sergipana a ser publicada no livro de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos elaborado anualmente com o material dos melhores trabalhos inscritos no concurso. Tendo como tema a igualdade entre os gêneros, Edson abordou a importância da mulher na sociedade e sua ascensão em cargos predominantemente masculinos.


“A mulher agora está ocupando seu lugar de direito na sociedade. Elas trabalharam e lutaram tanto para conseguir esse respeito que agora está surgindo, e a prova disso é que hoje mulheres ocupam cargos importantes que antes eram ocupados somente por homens”, afirma o aluno do ILBJ.


Segundo o jovem, o conhecimento obtido durante o ano em que passou no Instituto e o incentivo à leitura que ele teve na instituição foram fundamentais para que ele melhorasse sua forma de escrever. Para ele, a disciplina de Cidadania e Trabalho e as palestras temáticas proporcionadas pelo ILBJ serviram de base para que ele entendesse melhor a igualdade entre homens e mulheres.


“Uma vez assisti a uma palestra no Instituto, somente com mulheres falando sobre suas profissões. Havia engenheiras, arquitetas, bombeiras e policiais, e pude ver como a mulher hoje está se destacando no mercado de trabalho. Nessa palestra ouvi uma frase que levo comigo: competência não tem sexo. E, de fato, não tem mesmo. Somos todos igualmente capazes, homens e mulheres”, garante Edson.