Alunos participam de debate sobre Torcidas Organizadas
Na noite desta terça-feira, 22, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) participou de mais um debate ‘Cinform Convida’. O evento, promovido pelo jornal Cinform para estimular discussões sobre temas variados, quinzenalmente reúne estudantes, jornalistas, autoridades e profissionais relacionais ao assunto debatido.
Nesta edição do encontro, com o tem “Torcidas Organizadas – Violência e Paixão no Futebol”, doze alunos foram convidados pela organização do evento. Durante o debate, foram levantadas questões relacionadas à rivalidade entre torcidas, a ação da policia nos estádios e o papel do esporte na formação do caráter dos jovens.
Para a jovem Nayara Souto, a oportunidade serviu para que os alunos pudessem quebrar o preconceito com relação às torcidas organizadas, além de esclarecer como funciona o policiamento em dias de jogo.
“A visão que a gente tem é de sempre relacionar jogo de futebol com torcida organizada e violência. Na cabeça das pessoas estádio é um dos lugares mais violentos onde sempre vai haver briga de torcida e policiais, mas não é bem assim. O debate é importante para a gente poder conhecer melhor os dois lados”, afirma Nayara.
A mediação do evento foi feita pela jornalista Tirzah Braga, editora do caderno de esportes do semanário. Segundo ela, a participação dos alunos do ILBJ nos debates do Cinform é uma importante contribuição.
“É um tema relevante para ser discutido, principalmente com os jovens, que gostam tanto de esportes e futebol. Nosso papel é proporcionar a eles esse momento de interação e levar mais conhecimento, contribuindo para a formação da opinião e do senso crítico dos jovens”, explica Tirzah.
Cinform Convida
O Cinform Convida e um ciclo de debates que teve início em agosto do ano passado, quando foram convidados os candidatos ao governo do Estado para serem questionados pelo público. Um grupo composto por cerca de 25 alunos do ILBJ participou ativamente de todos os debates, marcados pela consciência política despertada nos jovens.