Anabolizante? Nunca!

 

Olá, ILBJ !  Vamos falar hoje de um assunto complicado e às vezes muito comum em rodas de conversa da galera, né?  As famosas (infelizmente) bombas!  Mas, qual o seu nome científico mesmo? São os chamados esteróides anabolizantes.  Eles têm a finalidade de substituir o hormônio masculino e ajudam no desenvolvimento de características sexuais masculinas, de acordo com referências do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas  (CEBRID) da UNIFESP. Mas aí vem a pergunta: por que os anabolizantes fazem tão mal à a saúde?


Vamos começar as explicações!  Os anabolizantes causam irritação fácil, agressividade. As pessoas que fazem uso dessas drogas podem desenvolver sintomas como: esquecimento, euforia  (aumento exagerado da energia física), dificuldade de concentração e sérios danos físicos, que podem levar à morte.  É grande a chance de alguém que toma anabolizantes. 


Vocês podem perguntar, mas o risco é assim tão grande?  Um monte de gente toma! Respondemos: sim, muito grande! Como afirma ainda o CEBRID “os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários. Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos”.


O Dr. Bernardino Santi,  (médico do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Boxe e Kickboxing e Coordenador Estadual do Controle de Dopagem da CBF – Confederação Brasileira de Futebol) – em entrevista ao médico Dráuzio Varella, cita mais alguns efeitos maléficos dos anabolizantes em nosso corpo.


“O fígado é um dos órgãos acometidos e são freqüentes os casos de hepatomas, de câncer de fígado.


 O médico continua sua fala dizendo  que “o uso de anabolizantes provoca também atrofia testicular. Jovens de 28, 30 anos apresentam azoospermia (ausência de espermatozóides), diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal.
Quem toma esteróides anabolizantes, além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves, porque essas drogas aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o do bom colesterol no sangue e está mais sujeito a infartos e anginas”.


Pois é, querido jovem, fiquemos espertos porque usar anabolizante não é nada legal!  Fiquemos espertos para que a gente não caia nessa, tá bom?


Anabolizante? Nunca!


 


 


 


 


 


Fontes : www.drauziovarella.com.br


http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/esteroides_anabolizantes.htm