Computadores doados pelo ILBJ já fazem a diferença entre jovens de Japaratuba

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens sergipanos por meio de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o mundo do trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania. Essas ações não se restringem apenas ao público interno do instituto, prova disso foi a doação de 20 computadores para Instituto de Desenvolvimento Humano e Clube de Mães – Padre Geraldo (IPG).

Para a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, a solidariedade deve ser cultivada sempre. “É preciso que tenhamos gratidão, com o mundo, com a vida, com as pessoas, essa prática nos deixa em sintonia com as leis que regem o universo. É preciso que busquemos meios, modos de ajudar e contribuir com o crescimento do outro, com o bem estar do outro, fazer surgir no outro o sentimento que precisa de uma perspectiva diferente sobre suas aspirações pessoais e profissionais é o que todos que fazem o ILBJ colocam em prática. São 13 anos desenvolvendo um trabalho socioeducativo que cria oportunidades através da formação cidadã, a preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento humano”, pontuou a gerente. 

Os computadores serão utilizados para fins educacional e pesquisas desenvolvendo competências através do curso de informática básica para jovens do município de Japaratuba. “Para o Instituto Padre Geraldo o laboratório de informática contribui com o desenvolvimento educacional, ou seja, demonstra a preocupação do IPG com uma educação igualitária. Além de garantir o acesso às novas tecnologias, o que dará a oportunidade de descobrir e aprimorar novos conhecimentos”, explicou o sócio fundador, Tiago Nascimento. 

“O Instituto Padre Geraldo agradece imensamente ao ILBJ pela doação dos computadores, uma vez que para o IPG seria difícil adquirir essas máquinas. Contribuindo assim, para que esta instituição consiga através de ações como esta levantar a autoestima do povo japaratubense” completou Tiago.

O Instituto Padre Geraldo foi escolhido para doação por desenvolver um trabalho com a comunidade de Japaratuba na promoção da cidadania e melhoria de vida da população. “A nossa maior alegria, a nossa maior satisfação foi receber do Instituto Padre Geraldo fotos do laboratório montado com os computadores doados pelo ILBJ em plena atividade de capacitação e o convite para fazermos uma visita. É com o sentimento de solidariedade e pensando nos benefícios que podemos trazer para outros jovens que o ILBJ todas as vezes que faz a troca de suas ferramentas de trabalho – sempre em ótimo estado de conservação – passa adiante para instituições que sabemos que fazem um trabalho sério, comprometido e responsável com a juventude em especial, com isso fazemos eternizar os ideais e sonhos de Luciano Barreto Júnior em outros espaços”, ressaltou Valéria Freire. 

Instituto Padre Geraldo

O Instituto tem como objetivo promover o desenvolvimento humano por meio da educação, da assistência social e da segurança alimentar, da cultura e da memória, do trabalho, da habitação, da qualificação profissional, do esporte, do artesanato e da pesquisa científica, do meio ambiente, do turismo e da difusão do conhecimento nas suas várias vertentes.

Com o fito de alcançar os seus fins e cumprir a missão de cooperar para o desenvolvimento humano, o Instituto Padre Geraldo prestará serviços nas áreas pertinentes às suas finalidades, priorizando no seu atendimento as famílias, as crianças e os jovens, os idosos e as pessoas em estado de vulnerabilidade, sem discriminação de credo, etnia ou gênero, em estrita consonância com os princípios da fraternidade, da solidariedade e da dignidade da pessoa humana.