ILBJ Entrevista: Jane Guimarães

 

O site do ILBJ agora traz mais uma novidade para vocês! A cada mês iremos entrevistar um profissional do Instituto sobre determinado tema, levando para vocês mais informação através da opinião de alguém que vocês sempre encontram no ILBJ!


Há cerca de dois meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que obriga todas as escolas do país – sejam públicas ou privadas – a terem uma biblioteca. Para comentar sobre a importância da leitura e os benefícios do livro na vida e formação dos jovens, o Site do ILBJ entrevistou nossa bibliotecária Jane Guimarães sobre esse assunto.


 


ILBJ – Qual a importância da leitura para a sociedade?


Jane Guimarães A leitura ajuda na educação dos indivíduos e serve como via de inclusão social e de melhoria para a sua formação.  A leitura ajuda ainda no processo de construção e do conhecimento em diversos gêneros.  Além disso, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade mais consciente.


   


ILBJ – Qual a importância da Biblioteca?


JG – A biblioteca proporciona um vasto leque de recursos, incluindo meios eletrônicos e acesso a dados que promovem em cada usuário a consciência da sua própria herança cultural e uma base para a compreensão da diversidade de culturas. As importâncias da biblioteca são várias e em muitas situações complementares: informativa, educativa, cultural e recreativa.


ILBJ – Você acha que os brasileiros lêem muito ou falta mais leitura?


JG Acredito que os brasileiros poderiam ler mais. Eles utilizam muito a TV, o rádio e a internet. Infelizmente, o nosso país ainda não se encontra em um ranking liderável quando o assunto é leitura. Com certeza falta mais leitura aos Brasileiros.


ILBJ – No ILBJ, os alunos têm lido bastante? Qual a frequência de empréstimos de livros no Instituto?


JG – Quanto aos alunos do ILBJ, podemos garantir que essa situação é bem diferenciada, os alunos lêem bastante, procuram a biblioteca como fonte ou meio de pesquisas para trabalhos destinados ao ILBJ, escolares ou acadêmicos. A frequência diária é muito gratificante porque eles são estimulados a nos visitar por conta própria e isso faz uma grande diferença porque é espontâneo.  Além disso, a frequência de empréstimos de livros no Instituto é muito alta e satisfatória, visto que cada aluno pode “locar” até três livros, por uma semana podendo renovar, caso haja necessidade de continuar lendo.



ILBJ – O que pode ser feito para incentivar a leitura nos jovens?


JGÉ um hábito que inicia desde cedo em casa, as crianças têm uma tendência muito forte a “copiar” aquilo que os pais fazem. Então devem ler livros, mas também revistas, mapas, atlas, jornais, enciclopédias e materiais multimídia, para ampliar a bagagem de conhecimento, e principalmente não somente criar o hábito pela leitura, mas criar o gosto pela leitura.  Com a prática da leitura, qualquer tipo de literatura, seja informativa ou de entretenimento, se torna agradável e atraente.