ILBJ recebe TRE no projeto Voto Cidadão

Proporcionar um debate acerca do ambiente político em que vivemos, discutir sobre a importância de como o voto consciente contribui para o exercício da cidadania e para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Esse é o objetivo do projeto Voto Cidadão, trabalho interdisciplinar que mobiliza todos os quatro módulos do Conectando com a Vida.
Há oito anos, em 2003, damos início à parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) através da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE) que disponibiliza servidores para ministrarem palestras para os adolescentes e jovens do Instituto Luciano Barreto Júnior. Além de disponibilizarem as urnas eletrônicas para que os jovens possam manuseá-las assim como acontece no processo eleitoral brasileiro.
Para a analista judiciária e secretária da EJESE, Lídia Matos, estar em contato com jovens com idades entre 14 e 24 anos é importante para estimular a participação no processo democrático. “É muito enriquecidor poder estimular os jovens a participarem das decisões políticas do nosso país. Estamos em ano de eleições gerais e o que a gente percebe é que muita gente ficou desinteressada em ir votar. Precisamos falar sobre a importância do voto de cada pessoa para que elas se sintam estimuladas a participarem das decisões políticas em nosso país, e com isso termos uma democracia rica e participativa”, ressaltou.

                                 

Em ano de pandemia
Para a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, o Conectando com a Vida 2021 precisou de adaptações para conseguir atender a todos com o nível de excelência de sempre. “Estamos encerrando o ano 2021, e infelizmente não conseguimos, devido a pandemia, cumprir nosso calendário de subprojetos que ao todo são cinco dispositivos agregadores do projeto âncora Conectando com a Vida. Todos os subprojetos e palestras trazidas ao ILBJ sempre contam com a contribuição de um ‘braço legal’ que temos como parceiros, são instituições e órgãos públicos de referência para cada temática”, disse.
“O subprojeto Voto Cidadão conta todos os anos com a parceria indiscutivelmente relevante do TRE. A palestra deles é leve e objetiva, construída para fins de orientação de adolescentes e jovens, além de suscitar muitos questionamentos. O ILBJ nesses oito anos tem muito a agradecer a iniciativa do TRE em nos disponibilizar seus técnicos para o Voto Cidadão, um subprojeto que faz parte da cultura pedagógica do Conectando com a Vida e da instituição”, finalizou, Valéria Freire.