Jovem e o mercado de trabalho: o que precisamos para vencer? (Parte II)
E aí, galera? Vamos continuar com mais algumas dicas essenciais para o bom ingresso no mercado de trabalho! Dessa vez, iremos ampliar dois conceitos importantíssimos: trabalho em grupo e elaboração de currículo.
A grande maioria dos empregadores destaca a importância do famoso “trabalho em grupo”. Muito se fala sobre isso, mas o que é e como podemos desenvolver esse elemento tão valorizado nas empresas atualmente.
Trabalhar em conjunto, é primeiramente saber exatamente qual a sua função dentro da empresa. Quando temos a noção exata de nossas atribuições sabemos como cooperar da melhor forma tanto para o nosso crescimento profissional, quanto para o bom andamento da empresa em que trabalhamos.
Trabalhar bem em grupo é também saber se colocar em uma equipe sem achar que a função é mais ou menos importante do que a do outro. A colaboração necessária é exatamente essa : o fato de que tendo a noção de que cumprimos nosso papel oferecendo o que podemos para o melhor desenvolvimento da empresa e consequentemente nosso !
Como afirma Bernardo Leite Moreira, em artigo do site www.administradores.com.br, o trabalho em equipe é “um exercício de comunicação, paciência e permissão… Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para testar e propor novas ideias”
O autor compara, ainda, o trabalho em equipe a um coral, onde afirma que existem vários tipos de vozes, mas que elas precisam estar em plena harmonia, cada um dando sua contribuição para o sucesso do canto!
Outro aspecto muito importante: o famoso currículo! Vamos aprender algumas dicas com Sérgio Luiz Elias de Araújo, em artigo publicado no Cinform, em 23/08/2010.
O autor afirma que a capa do currículo é desnecessária, já que o avaliador se preocupará apenas em apreciar o conteúdo: todos os cursos, certificados e experiência (se não tiverem não precisam se preocupar!) que o candidato tem.
Às vezes ficamos muito em dúvida não, é? Colocamos ou não foto em nosso currículo? Segundo o autor, a resposta é não! Ele diz “a não ser que você seja candidato a modelo, por favor, não anexe foto no seu currículo. A não ser que a empresa exija”.
E lá vamos nós, com mais um item que não pode ser colocado no currículo: mentira. O autor nos diz que se colocamos habilidades que não temos, a empresa rapidamente descobrirá e “queimará” nossa imagem no mercado! Se inventamos coisas que não sabemos fazer, quando chegar a nossa oportunidade de mostrar, não saberemos como fazer !
Outra coisa essencial: nossas habilidades em Word e Excel. Hoje em dia, é muito importante que saibamos lidar bem com esses dois programas, eles são importantíssimos em muitas empresas!
“Curriculum Vitae”. É, galera, segundo o autor, não é necessário começar o currículo com esses dizeres. É só colocar seus dados pessoais e profissionais que o documento já estará identificado como currículo!
Vamos falar do último item: a assinatura. Sérgio Luiz afirma que “currículo não é cheque nem nota promissória. É intenção de emprego. Não precisa assinar”
E aí, querido jovem? Está se sentindo mais preparado para ingressar seguro no mercado de trabalho? A nossa intenção é dar a vocês muitas dicas importantes para que vocês tenham muito sucesso em suas entrevistas de emprego!
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-do-trabalho-em-equipe/359/
Jornal Cinform : O que não deve ter no currículo, de Sérgio Luiz Elias de Araújo, Aracaju-SE,