Jovens participam de debate sobre drogas
Nesta terça-feira, 19, alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) participaram de mais uma edição do Cinform Convida, debate promovido pelo jornal Cinform. Com o tema ‘Drogas: de onde vem a sedução e como afastar os perigos que representam’, profissionais especializados na área esclareceram as dúvidas da plateia.
Durante a discussão, foram levantadas abordagens como o papel do poder público no combate e erradicação das drogas, educação, segurança e saúde pública, tratamentos de reabilitação e, principalmente, a importância da estrutura familiar. Cerca de 15 alunos do ILBJ participaram do debate.
Para a assistente social do ILBJ, Sabrina Ferreira, levar aos alunos discussões sobre o mundo das drogas é uma forma de contribuir na luta contra os entorpecentes. “Nós trabalhamos com um público adolescente, com o comportamento e o caráter ainda em formação. Precisamos sempre manter esse diálogo com eles, que veem a todo tempo os malefícios das drogas, seja na mídia, na vizinhança ou na família”, explica Sabrina.
Além de orientar e alertar os alunos, o debate também transforma os jovens em multiplicadores da informação e membros atuantes na luta contra as drogas. Para a aluna Ariane Larissa, o mais importante no combate às substâncias entorpecentes é a conscientização através do diálogo.
“O problema não é a droga, que existe há tanto tempo, o problema é que as pessoas precisam ter mais consciência do mal que isso causa. Nós que participamos do debate, agora temos que levar essas informações para nossas famílias e para nossos amigos, e poder contribuir para ajudar outras pessoas a não entrar nessa vida”, garante Ariane.