Reencenando a fantasia
Tradicional é uma palavra que não se encaixa dentro das metodologias de trabalho pedagógicas utilizadas no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi. Prova disso é o projeto que finaliza o módulo de Português intitulado ‘Recriando os contos de fadas’ que tem como objetivo desenvolver a criatividade dos jovens de acordo com o conhecimento prévio de alguns contos de fadas, ao ponto de recriá-los, fazendo uma analogia com fatos sociais vivenciados por eles.Para as educadoras Gilvanete de Melo, Marisete Cruz, Thaisa Carolina, a ação de recriar os contos de fadas permite a vivência com diferentes gêneros textuais; refletir a respeito de alguns fatos sociais atuais e que fazem parte de sua realidade; habituar-se com as apresentações em público ao mesmo tempo em que interiorizam suas capacidades de aprendizagem e a superação da timidez. “A atividade foi pensada de modo que permitisse a todos os educandos desenvolverem sua criatividade, o processo comunicativo por meio da encenação, suas expressões corporais e faciais; trabalhassem em equipe, enfrentassem alguns medos, a exemplo da timidez e vergonha; além de estimular a escrita, a criação, a expressão artística e, a crítica e interpretação de temas sociais, reais em sua vida ou em sua comunidade”, ressaltou a educadora Marisete.O desenvolvimento do projeto leva os adolescentes e jovens a escolherem o conto de fada a ser trabalhado, bem como o problema social a ser refletido, para assim ser adaptado para a uma encenação. O trabalho é realizado em sala de aula possibilitando trabalho em equipe, desde a escolha do conto, do tema social e roteiro, até o compreender do papel de cada um no processo. O desempenho de cada um dos jovens é de suma importância para a apresentação do produto final. Além disso, todos tem que exercitar a criatividade e a mostrar o que aprenderam no módulo.