Oficinas mostram práticas do mercado de trabalho

 

Diversas oficinas fizeram parte do Festival de Empreendedorismo Juvenil do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Foram 13 opções de cursos para os alunos que quiserem participar dos cursos rápidos.


As oficinas, ministradas ou pelos próprios alunos ou por profissionais convidados, envolveram temas diversificados como artesanato de pulseiras com linhas, decoração de sandálias, unhas artísticas e automaquiagem, entre outras. O objetivo foi mostrar aos jovens formas de ser um empreendedor individual com seu próprio negócio.


Todo o evento foi planejado pelos alunos, sob orientação da equipe pedagógica e supervisão da gerência do ILBJ. Segundo o professor Álvaro Coelho, os temas das oficinas foram escolhidos pelos próprios jovens, através de sugestões.


“Eles mesmos nos disseram que áreas eles tinham mais interesse. Além de mostrar a eles profissões empreendedoras, as oficinas também servem para fazer com que o jovem tenha contato com alguns tipos de profissões que eles podem exercer, seja formal ou informal”, explica o professor.


Para a jovem Débora da Silva Marinho, que participou da oficina de unhas artísticas, a experiência vai ser colocada em prática no seu cotidiano. A aluna conta que, às vezes, ela trabalha como manicure com amigas e familiares.


“A oficina foi ótima porque tivemos contato com modelos lindos. Eu pude aprender passos e truques que eu ainda não conhecia e agora posso me aperfeiçoar”, acredita Débora.