Conectando com a Vida

Projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais projetos, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para as práticas de cidadania. O projeto tem duração de dez meses e 340 horas/aula, é constituído por quatro módulos: Matemática, Português, Informática e Cidadania e Trabalho (CT).

O Projeto Conectando com a Vida alterna os conteúdos dos módulos desenvolvendo subprojetos de breve duração que intencionam a construção do conhecimento, convidando o jovem a educar-se em sua plena inteireza. Considera as instâncias das histórias de vida, do respeito ao movimento do corpo, mente, espírito, sentimentos, emoções e atitudes, todo o processo contribui para mobilização e participação efetiva, oportunizando que os jovens coloquem suas experiências no enriquecimento do conhecimento que constroem.

Neste sentido, criam-se oportunidades de desenvolvimento de novas competências cognitivas e socioemocionais, que, para além do sucesso escolar ou profissional expande as possibilidades de aprendizagens, interação, de ser e estar no mundo com vistas a saber fazer suas próprias escolhas e contribuir com o bem-estar coletivo. A complementaridade dos subprojetos em relação ao conteúdo dos módulos e aos estudos regulares é o gatilho para preparar adolescentes e jovens mais entusiasmados e desejosos de serem melhores do que são e podem ser, em um mundo complexo, fluído, diverso e incerto.

 

Módulos

Português

Conhecer a Língua Portuguesa e usá-la em suas infinitas possibilidades é fundamental para a realização de atividades cotidianas como ler, escrever, entender e fazer-se entender. Saber ler, escrever e se comunicar são demandas básicas que precisam ser estimuladas para que os adolescentes e jovens possam desenvolver competências intelectuais, sociais, emocionais e culturais que promovam o letramento, o pensamento crítico e a autonomia. O conhecimento gramatical e coloquial é importante para qualquer pessoa no meio social, escolar e profissional. A leitura e a produção de textos são competências que têm a finalidade de possibilitar aos jovens participarem de práticas de linguagens diversificadas amparando-lhes suas capacidades expressivas nas mais diversas manifestações.

Carga horária: 80 horas/aula.

Matemática

A matemática é uma linguagem percebida como importante instrumento na vida do ser humano, pois está presente em tudo no universo, necessária na resolução e entendimento dos problemas e necessidades de sobrevivência no meio social. Como instrumento social, desempenha papel de grande importância na compreensão mais crítica da realidade e, orienta de modo mais adequado as ações transformadoras da sociedade, provocando a autonomia dos indivíduos, assim como, aumento da autoestima. Aprender matemática é mais do que manipular fórmulas, saber fazer equações, saber as quatro operações, aprender matemática é desenvolver raciocínio lógico, ampliando a capacidade de idealizar, projetar e transcender o imediatamente sensível. Aqui no ILBJ não é diferente, o estudo da matemática permite que o jovem desenvolva habilidades intelectuais, (pensamento crítico, interpretação da informação, melhorando a memória, concentração e a percepção), capacitando-o não somente para o mundo do trabalho, como também para a vida.

Carga horária: 80 horas/aula.

Informática

Neste módulo encontram-se atividades de ordem da Informática Básica/Avançada desenvolvida no contexto da Alfabetização Midiática Informacional (AMI, UNESCO). O ILBJ busca promover uma nova Informática que empreende novos letramentos na combinação de recursos técnicos que enfatiza: a participação, conhecimento distribuído, compartilhamento de conteúdo, experimentação, troca, quebra de regras criativa, hibridismo (Lankshear e Knobel 2007). Os conhecimentos específicos dos conteúdos de informática vêm ancorados em contextos: cotidianos, situados, praticados, aportados nas práticas sociais em meio a convergência/divergência, restrições éticas, técnicas e econômicas, ideais e valores coletivos locais que devem acontecer em uma zona de segurança e inteligibilidade. (Adaptado de Buzato, 2019).

Carga horária: 100h

Cidadania e Trabalho

Busca suscitar no jovem uma reflexão filosófica/sociológica/educacional sobre o exercício da cidadania como conceito mediador da existência histórica e social do sujeito. O módulo possibilita um redimensionamento de práticas mediadoras de sua realidade histórica, o trabalho, a sociabilidade e a cultura simbólica e representativa de modo que venham a contribuir mais eficazmente na construção das práticas de cidadania.

Carga horária: 80 horas/aula.

 

Subprojetos

Sergipanidade

Trata-se do primeiro subprojeto desenvolvido no período inicial do Projeto Conectando com a Vida, de ordem interdisciplinar envolve os módulos de Português, Matemática, Informática e Cidadania e Trabalho, quando adequado aos temas há a participação das oficinas. O subprojeto Sergipanidade objetiva o desenvolvimento pleno da cidadania baseado nos pilares da interdisciplinaridade e pluralidade cultural e social busca fomentar a ideia de identidade e sentido de pertencimento. Consiste em apresentar através de atividades práticas e lúdicas a importância da preservação das tradições do reconhecimento de nossas histórias, de nossas personalidades, de nossos lugares e proporcionar aos jovens a consciência cultural através do conhecimento de suas raízes.

Voto Cidadão

Este subprojeto visa estimular e mobilizar a participação cidadã dos adolescentes e jovens no processo eleitoral, através do conhecimento de um pleito tal como se conforma, conhecimento dos cargos eletivos e instâncias de funcionamento. Promove o envolvimento dos adolescentes e jovens com ações educativas sobre democracia, cidadania, e práticas de direitos com vistas ao desenvolvimento de uma consciência política a partir de construção de todo um processo eleitoral: criação e escolha de partidos e candidatos e simulação do processo de eleição eletrônica. Este projeto tem parceria com o Tribunal Eleitoral de Sergipe, nas palestras proferidas com simulação nas urnas eletrônicas e no mutirão para alistamento dos jovens na emissão do primeiro título de eleitor.

Gincana Interdisciplinar ILBJ

Composto por 40 turmas o Conectando com a Vida realizado de 2ª a 5ª Feira nos turnos matutino, vespertino e noturno criou a Gincana Interdisciplinar ILBJ com o propósito de promover a integração entre os jovens de diferentes dias/turnos através de processos de construção de conhecimento lúdico, criativo e prazeroso são atividades que promovem o exercício dos valores éticos e morais que os leve a desenvolver respeito, cordialidade e cultura de paz. Participam todos os jovens de todos os módulos e de todos os dias/turnos, a temática está sempre voltada para o interesse e desejo de saber dos jovens. Anualmente é feito atualização do subprojeto em sua temática, nas tarefas e no processo de execução análise e avaliação adequando-se aos contextos.

Consciência Negra

Viabilizar o reconhecimento da figura negra como possibilidade potente do Belo, do Bom, do Positivo, do Capaz. Conhecer a memória histórica como ponto de partida para pautar a luta identitária negra no contexto social, econômico, político e cultural. Mais da metade da população brasileira se declara preta ou parda 54% e ainda assim é difícil encontrar referências negras associadas a uma imagem positiva, necessário se faz necessário promover a interseccionalidade como possibilidade de reflexão e desconstrução do histórico-social, político, cultural e econômico relacionado a situação da população negra brasileira.
Promover reflexões sobre como a juventude negra constroem a sua identidade dentro e fora do ambiente escolar a partir da percepção das características étnicas e de raça, discute as relações de preconceito, racismo/injúria e discriminação disseminados nos espaços sociais, principalmente no ambiente escolar. O projeto tem como principal objetivo a criação de estratégias de enfrentamento do racismo e o empoderamento do jovem negro a partir do processo de desconstrução de estereótipos estético e sociocomportamental estabelecidos.

Projeto Sustentabilidade

A construção de ambiências sustentáveis é uma iniciativa permanente do ILBJ que intenciona não apenas a eco alfabetização – aprendizagem dos ecossistemas com vistas a conscientização ambiental – mas todas as ideias, estratégias e formas de sustentabilidade ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas e culturalmente diversas. O objetivo do subprojeto é a formação de sujeitos críticos e realmente envolvidos com a permanência de vida e saúde do planeta. As práticas desenvolvidas de forma lúdica no subprojeto buscam promover o equilíbrio e o bem-estar dos adolescentes e jovens na sociedade.