Sustentabilidade e erradicação do trabalho infantil são temas de projeto no ILBJ
Sustentabilidade e erradicação do trabalho infantil são temas de projeto no ILBJPropiciar o desenvolvimento pleno da cidadania baseado nos pilares da interdisciplinaridade e pluralidades cultural e social, fornecendo os subsídios necessários para a internalização do conceito de cidadania ambiental. Esse é o objetivo do projeto Sustentabilidade realizado de 21 de novembro a 15 de dezembro no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da construtora Celi.Em 2016, o projeto que finaliza as atividades do ILBJ teve como missão juntar dois temas de grande valia para adolescentes e jovens que é a Sustentabilidade e a erradicação do trabalho infantil. “A ideia surgiu da gerencia do ILBJ, Valéria Freire, daí os educadores compraram a ideia e fomos montar uma logística pedagógica que desce conta dos dois temas. Portanto, fizemos uma abordagem pedagógica nos conceitos de sustentabilidade e trabalho infantil para em seguida realizarmos o cruzamento dos temas nas atividades propostas”, explicou o educador social Edilberto Souza. O projeto consolida o ano letivo do Conectando com a Vida, e por isso a quantidade de atividade foi extensa e intensa como o desafio de criar soluções sustentáveis e criativas para erradicar o trabalho infantil, exibição de peças audiovisuais, rodas conversas, ciclo de palestras e o sarau da sustentabilidade onde os adolescentes e jovens apresentaram seus trabalhos finais. “Os resultados do projeto foram surpreendentes, mesmo sendo longo, dividir os produtos por etapas de desenvolvimento facilitou o alcance dos objetivos e dinamizou as atividades, deixando os jovens sempre com metas para cumprir.”, ressaltou Edilberto. Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Organização das Nações Unidas (ONU) o desenvolvimento sustentável deve ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. “Temos a responsabilidade de apresentar os diversos cenários sociais a partir das temáticas trabalhadas, neste contexto o objetivo final e principal desta metodologia é empoderar os jovens para o desenvolvimento pessoal, social e econômico”, finalizou o educador social.