Cidadania com o Voto Cidadão

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, realizou pelo quarto ano consecutivo o Projeto ‘Voto Cidadão’ que tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar os jovens entre 14 e 24 anos, do projeto âncora ‘Conectando com a Vida’ a exercer o direito de votar de modo consciente. O projeto intenciona aproximar os jovens do conceito de democracia e conscientizar da importância do voto e de sua extraordinária importância para a vida de cada um enquanto sujeito e para o coletivo de uma nação. 
A iniciativa contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TER/SE) que disponibilizou servidores para esclarecer as dúvidas sobre o processo eleitoral e a melhor forma de escolher o candidato para votar. A Técnica Judiciária, Kátia Santana, lembrou ainda da importância de tomar decisões de forma consciente. “Votar é uma decisão que repercutirá por muito tempo, toda informação que facilite e fortaleça esse processo é fundamental para esses jovens”, finalizou Kátia. 
O projeto ‘Voto Cidadão’ busca, nesse sentido, colaborar para um mundo mais justo e igualitário a partir da missão instituída pelo Instituto Luciano Barreto Júnior que é contribuir para o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens sergipanos por meio de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania.
“Não desejamos que nossos adolescentes e jovens abram mão do seu direito à cidadania – conseguido diante de muita luta – porque nosso atual modelo político não está agradando a seus anseios, o que tem gerado um descontentamento geral. Embora a maioria de nossos jovens não tenha recebido uma formação política, que os possibilite reconhecer um bom ou mau político, ou poder identificar o porquê de tanta desigualdade social em um país que se constitui hoje a 6ª economia do mundo, são jovens ávidos por esclarecimento”, ressaltou a gerente do ILBJ Valéria Freire.