Colaboradores da Celi buscam novos conhecimentos

O dia-a-dia do trabalhador da construção civil nos canteiros de obras da Celi vai muito além do exercício da profissão. Na Construtora, os colaboradores de obras têm a oportunidade de estudar e ampliar seus horizontes para que possam construir um futuro melhor tendo como base o aprendizado. E essa oportunidade que a Celi oferece aos seus colaboradores é materializada através do projeto ‘Despertar para o Conhecimento’ que faz parte do Instituto Luciano Barreto Júnior.
No mês de julho uma nova turma de operários da Celi iniciou as atividades do semestre letivo. A partir de agora eles serão beneficiados com aulas de informática básica e avançada, além de oficinas de inglês e Libras. O principal objetivo do projeto é promover a infoinclusão digital desses colaboradores que trabalham o dia inteiro nos canteiros de obras e durante a noite ainda se empenham para estar na sala de aula. Por toda essa força de vontade as turmas do ‘Despertar para o conhecimento’ se tornam ainda mais especiais.
Adilson Soares da Silva que atua como pedreiro na obra do Mansão Sementeira Park entende que é importante aproveitar uma oportunidade de aprendizado que a Construtora oferece aos seus colaboradores. “ O que me traz para dentro de uma sala de aula após um dia inteiro de trabalho é a busca pelo conhecimento. Além de que quando uma empresa dá a seus funcionários uma oportunidade como essa de crescimento, temos que fazer parte e tentar crescer junto com a empresa”, ressalta Adilson.
O projeto que tem duração de quatro meses e meio e forma duas turmas por ano valoriza a experiência e vivência do operário, viabilizando o retorno ao contexto socioeducativo, elevando a sua autoestima e autoconfiança, para que novos conhecimentos sejam construídos, possibilitando assim um alicerce para que sonhos sejam realizados.
A colaboradora Claudiceia de Jesus Santos que trabalha com rejunte e limpeza na obra do Living Residence acredita que essa é uma ótima chance para que ela possa se desenvolver profissionalmente. “ Meu principal objetivo é aprender para poder crescer na minha profissão e quem sabe administrar uma obra na construção civil. Eu tenho um sonho em ser pedreira e participar do curso aqui no ILBJ é o meu primeiro passo”.
Segundo a gerente do ILBJ Valéria Freire, o projeto já passou por diversas fases e hoje assume um caráter de alfabetização informacional e comunicacional, dividindo-se nas etapas de Informática Básica e a Informática Avançada.
E de fato as aulas de informática são as que mais despertam o interesse dos colaboradores. A técnica em segurança do trabalho Tatiana de Jesus Nascimento entende que o conhecimento em informática é muito importante para conquistar espaço no mercado de trabalho. “Tudo que fazemos hoje em dia está relacionado com o mundo digital, e se não nos atualizarmos não damos conta das possibilidades de aprendizado e de conhecimento que a informática e a navegação na internet podem trazer para a gente. Por esse motivo que assim que vi o cartaz na obra em que trabalho fui a primeira a fazer a inscrição”, lembra Tatiana.
E são muitos os exemplos de colaboradores que passaram pelo projeto e prosseguiram com os estudos ingressando no ensino superior. Diego Santana de apenas 19 anos, foi aluno no ‘Despertar para o conhecimento’ e após concluir o curso ingressou no curso de psicologia. É por acreditar que resultados como esse de Diego são possíveis que a Construtora Celi investe nos projetos do ILBJ e incentiva que seus colaboradores se dediquem aos estudos, entendo que esse é o caminho mais concreto para que seus profissionais possam conquistar um desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal.