Coaching de trabalho para jovens do ILBJ
Desenvolver competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionada à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados, como a entrada no mercado de trabalho. Esse é o objetivo da Oficina de Coaching de Trabalho que acontece mensalmente desde o segundo semestre de 2012, no Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, e já formou mais de 600 adolescentes e jovens.
A oficina é ministrada pelo choach Newson Fonseca que trabalha um modelo vivencial/interativo chamado Action Learning, trata-se de uma estratégia eficaz para a assimilação e a internalização de conceitos e o desenvolvimento de habilidades. “Acredito que a oficina está atingindo os objetivos propostos, baseado no feedback e na demanda dos participantes, mas o melhor de um processo de coaching é que o mérito do processo está nas mãos do jovem, uma vez que o Coach é apenas um facilitador”, lembrou Newson.
Segundo o coach Newson a oficina cria uma oportunidade para que eles olhem para si mesmo e façam uma auto avaliação, ação muito importante para aumentar a autoconfiança, e que por sua vez é imprescindível para alguém que quer acessar um mercado de trabalho extremamente competitivo. “Trabalho com os jovens a produção do currículo, aprendem a como procurar oportunidades, o que fazer antes, durante e depois da entrevista e como se portar dentro da empresa depois de contratado”, afirmou.
A gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, observa que a oficina é uma ampliação do trabalho já desenvolvido dentro do projeto ‘Conectando com a Vida’. “Desde a inserção do módulo de Modulo de Cidadania e Trabalho que realizamos um trabalho voltado para o empoderamento dos adolescentes e jovens e sua inserção no mundo do trabalho, o Coach Newson Fonseca chegou ao ILBJ com uma proposta de trabalho criativo e voluntário que viesse possibilitar ao nosso público o desenvolvimento de habilidades necessárias para seu ingresso no mercado de trabalho. São dois anos desenvolvendo um trabalho inovador no âmbito educacional principal em se tratando de um projeto social que busca através de suas ações socioeducativas desenvolver um trabalho de excelência”, pontuou.
Resultados
Para Newson Fonseca a oportunidade de trabalhar com os jovens do ILBJ é uma experiência gratificante, pois muitos deles têm dificuldade para conseguir o primeiro emprego. “A oficina aumenta as possibilidades dos adolescentes ingressarem no mercado de trabalho. Isso porque mensuramos todos os meses o feedback que recebemos dos jovens e os resultados são excelentes. Por exemplo, medimos o índice de aplicabilidade do conteúdo da oficina, ou seja, o valor da informação e a possibilidade de aplicação do que foi compartilhado, e os resultados nunca deram menos que 93%. Outra medida interessante são as solicitações de que a oficina fosse mais longa, apesar de durar cerca de 3 horas seguidas, além dos pedidos para participar pela segunda vez”, ressaltou Newson Fonseca.