Desperte para o conhecimento
Força de vontade é a principal característica dos participantes do projeto ‘Despertar para o Conhecimento’ do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). A turma é composta por colaboradores de obra da Construtora Celi e da linha de montagem da Celi Mall Decor. O projeto que tem duração de oito meses valoriza a experiência e vivência do operário, viabilizando o retorno ao contexto socioeducativo, elevando a autoestima e autoconfiança viabilizando uma mobilização para a construção de novos conhecimentos e novos espaços sociais que venham a torná-lo um ser humano cada vez melhor e cidadão pleno consciente de direitos e deveres.
O ‘Despertar para o Conhecimento’ oferece a seus participantes, aulas de Informática Básica e Avançada, nível implantado em 2013. Agora em 2014 os operários tem a oportunidade de ampliar sua formação com as oficinas de Inglês e Libras. Além de participar de palestras sobre economia doméstica, saúde do homem e da mulher, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas relevantes.
Segundo a gerente/coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, o projeto já passou por diversas fases e hoje assume um caráter de alfabetização informacional e comunicacional. “O Despertar para o Conhecimento divide-se em duas etapas: Informática Básica e a Informática Avançada. No projeto damos ênfase à ‘relação com o saber’ e ao grau de avanço da inserção do aprendente/operário à nova maneira de se relacionar com o aprender e aos indicadores que nos levam a certificação do desenvolvimento a partir da análise de quatro competências básicas: competências relacionais, competências cognitivas e competências produtivas”, explica Valéria Freire.
Operários e alunos
Alex Júlio Costa Bispo, colaborador da obra do Elevatto Condomínio Clube, acredita que o projeto contribui para aperfeiçoar suas atividades ligadas à construção civil. “O avanço das máquinas que utilizamos nas obras faz com que seja necessário saber informática. Esse foi o grande motivo para eu está aqui. Nunca tive acesso a uma aula de informática e estou achando tudo muito bom”, afirmou.
Se depender da força de vontade do colaborador da obra do Living Residence, Ary José da Silva Freitas, o ‘Despertar para o conhecimento’ será apenas o início de uma jornada de crescimento. “Interessei-me pelo projeto, não para ter somente um certificado, mas para aprender. Esse é o meu maior objetivo aqui. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo o que torna ainda mais importante essas qualificações que procuramos”, ressaltou Ary.
Já o colaborador da Celi Mall Decor, Jamison Côrtes Santiago, iniciou pela facilidade do curso ser disponibilizado pela empresa. “Hoje em dia é fundamental você saber usar com consciência a internet e as ferramentas digitais. Os celulares conectados já fazem parte do nosso dia a dia e como trabalho fazendo entregas eu posso acessar o mapa da cidade através de um aplicativo ajudando assim na execução do meu trabalho”. Jamisson também participa da oficina de Libras. “Resolvi me inscrever na oficina de Libras, pois me informaram que pode ser um diferencial em meu currículo. Para mim será uma novidade o que gera uma ansiedade em aprender”, relatou o colaborador.