Formatura dos adolescentes e jovens do ILBJ reúne mais de 4 mil pessoas

O momento mais esperado para os 916 adolescentes e jovens formandos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) aconteceu na noite do último dia 28, no Espaço Emes, a formatura do ‘Conectando com a Vida’ 2013. O projeto de responsabilidade social da Construtora Celi formou sua décima primeira turma, que recebeu o nome de “Governador Marcelo Déda” em homenagem a uma das figuras políticas mais importantes para a história de Sergipe. 
Em seu discurso, a Presidente do Instituto Luciano Barreto Júnior, Maria Celi Barreto lembrou os ideais de seu saudoso filho e deu conselhos aos jovens formandos do ILBJ. “Vocês jovens são a esperança e devem fazer a diferença. Digam não a violência, não as drogas, lutem por um mundo melhor e o construam fazendo tudo com muito amor e muita emoção”, orientou Maria Celi.
Aproximadamente quatro mil pessoas entre familiares, amigos e diversas autoridades acompanharam as apresentações culturais produzidas pelos alunos que participam das oficinas do ILBJ. A noite foi marcada pela apresentação da peça teatral “No mundo do algodão doce”, estrelada pelos adolescentes e jovens do teatro. Além da sempre esperada apresentação do Coral ILBJ sob a regência do maestro Daniel Freire que, em uma das músicas, foi acompanhado do Coral de Libras.
O Governador Jackson Barreto parabenizou a Construtora Celi pelo trabalho de responsabilidade social que é desenvolvido através do Instituto Luciano Barreto Júnior.“Eu sei o que significa na vida de cada um de vocês, um diploma, a qualificação, o conhecimento e uma oportunidade. O que vocês aprenderam durante esse tempo no instituto ajudará a enfrentar a vida. É através de uma obra como essa que nós conseguiremos ter uma inclusão social no nosso país”, disse o Governador.
A educadora Elbênia Marla Ramos Silva que discursou representando a equipe pedagógica do ILBJ lembrou que o sentido da solenidade vai além de reunir todos para uma comemoração. “Este é o momento em que devemos refletir sobre os ensinamentos repassados para a formação destes jovens. Tenho certeza que vocês jamais esquecerão o que vivemos juntos”, disse a educadora.  
O jovem Dyego de Jesus dos Santos representou todos os jovens do ILBJ e em seu discurso agradeceu a Dr. Luciano Barreto e Dona Maria Celi por tornar realidade o sonho de Luciano Júnior ajudando adolescentes e jovens sergipanos. “Com certeza quando eu não estiver mais fazendo parte da instituição, usarei todos os conhecimentos adquiridos em minha vida pessoal, profissional e social”, ressaltou Dyego. O aluno que sonha em ser jornalista ficou em primeiro lugar no concurso de redação promovido pelo instituto e foi premiado com um notebook que segundo ele irá auxilia-lo nos estudos. 
Todos os anos o ILBJ homenageia o aluno/operário com mais comprometimento e determinação identificados durante os oito meses em que fez parte do projeto ‘Despertar para o Conhecimento’, projeto direcionado para os colaboradores das obras da Celi. Este ano, o homenageado foi o aluno Diego Santana, 19 anos, que recentemente ingressou no ensino superior no curso de psicologia resultado de uma parceria entre o ILBJ e a Estácio/Fase.
Homenagem a Marcelo Déda
O Curador Tecnológico do ILBJ e Presidente da Construtora Celi, Luciano Barreto deu início as homenagens ao Governador Marcelo Déda lembrando que o mesmo sempre fez questão de participar de todos os eventos promovidos pelo Instituto e que neles sempre proferia seus discursos, em particular direcionados aos jovens. 
“Déda tinha uma atração enorme por esses jovens do instituto e seguindo a essência dos discursos dele, coloquem amor em tudo que você fizerem, façam com amor seu trabalho, seus estudos, dediquem o amor profundo a suas famílias, pois é a base onde o amor se sustenta e cresce. Com amor no coração e amor ao trabalho vocês irão vencer na vida”, concluiu Luciano Barreto.
A Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social e esposa do homenageado, Eliane Aquino, lembrou que o evento de formatura do ILBJ sempre fez parte da sua vida com Marcelo Déda. “Passou um filme em minha cabeça de todas as vezes que nós vimos aqui e ele tinha tanta coisa para falar para esses jovens, não só porque eram jovens, mas porque ele olhava em cada um e via um pouco da história dele”, disse Eliane Aquino emocionada.
Eliane Aquino fez um agradecimento especial aos jovens do ILBJ por terem dado o nome de Marcelo Déda à turma que ali se formava.  Para ela, Déda sentia-se parte do instituto e por conta disso pediu aos jovens que se tornassem semeadores de sorrisos, de futuro e de esperança. “Se espelhem na história de vida de Marcelo Déda, coloquem isso para a vida de vocês porque cada um aqui presente pode chegar a ser um Marcelo Déda na vida”, enfatizou Eliane.