ILBJ participa de evento universitário

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) participou, através da coordenação Psicossocial e Assessoria de Comunicação, da 7ª Semana de Extensão da Universidade Tiradentes. Os convites são resultados do trabalho de qualidade exercido pela instituição que contribui para o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens sergipanos por meio de ações socioeducativas voltadas para a preparação para o mundo do trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania. 
A assistente social do ILBJ participou da mesa redonda que discutiu ‘Os sistemas de garantias de direitos da criança e do adolescente’ a convite da professora do curso de Serviço Social, Conceição Mendonça. Participaram da discussão uma representante da Secretaria de Estado da Educação, professora Josevanda Franco, e um representante do judiciário, o juiz Aroldo Luiz. O ser criança e um ser adolescente como um ser em evolução, Estatuto da Criança e do Adolescente e a rede de proteção e direito à convivência familiar e comunitária foram alguns dos temas trabalhados.
Segundo Conceição Mendonça a ideia de convidar o ILBJ surgiu do trabalho de êxito que é desenvolvido com adolescentes e jovens vulnerabilizados socialmente. “Conheci o instituto na época em que trabalhava na Fundação Renascer. Queríamos inserir os meninos que estavam em medida socioprotetiva e o ILBJ foi a única instituição que abriu as portas para os adolescentes. Além disso, o instituto é um espaço onde os direitos dos adolescentes e jovens são ensinados e aplicados”, ressaltou Conceição Mendonça.
Para a assistente social do Instituto Luciano Barreto Júnior, Ana Lúcia Mendonça, oportunidades como essa reforçam a necessidade de profissionais do serviço social e psicologia ligados à educação.  “A participação proporcionou mais visibilidade ao trabalho desenvolvido na coordenação psicossocial mostrando que a linha de ação do ILBJ, na área da educação, segue dentro do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e Adolescente, buscando sempre uma articulação com os equipamentos sociais, viabilizando ao seu público o acesso e a garantia dos seus direitos enquanto cidadãos e pessoas em formação”, afirmou Ana Lúcia.
Comunicação
O assessor de comunicação, Wilson Melo, também foi convidado para falar um pouco sobre o trabalho de comunicação desenvolvido no ILBJ. Com a palestra intitulada “Assessoria de comunicação no terceiro setor: uma experiência no Instituto Luciano Barreto Júnior” estudantes de jornalismo conheceram como acontece o fluxo de comunicação da instituição.
A apresentação do assessor de comunicação mostrou que o trabalho do jornalista vai além do ato de escrever matérias e ter um relacionamento com a imprensa. “Na assessoria do ILBJ vamos além do produzir material para a imprensa ou para comunicação interna. Utilizamos estratégias educomunicativas como possibilidade de interação com os adolescentes, seja nos cartazes, no perfil do facebook ou nas orientações aos jovens nos processos de aprendizagem pertinentes à área da comunicação”, disse Wilson Melo.