ILBJ acolhe os jovens do Conectando com a Vida 2013

Nos dias 28 e 29 de janeiro cerca de 1.200 adolescentes e jovens deram o pontapé inicial para o projeto Conectando com a Vida 2013. Para dar as boas vindas os jovens que estudaram em 2012 apresentaram peças teatrais produzidas a partir de projetos realizados durante os módulos, assim como na Oficina de Teatro. O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) distribui os educandos nos turnos da manhã, tarde e noite.  O primeiro contato dos jovens com a equipe de professores, coordenação pedagógica e coordenação psicossocial é chamado de acolhimento. Nesse momento, adolescentes e jovens passam a ter conhecimento do que é de fato o Projeto Conectando com a Vida, quais objetivos e o que os jovens devem esperar do que lhes é disponibilizado. Regras de conduta e finalidade da equipe multidisciplinar são apresentadas de modo que possam circular com autonomia.
“Existe uma proposta pedagógica e psicossocial a ser atendida no que denominamos acolhimento. Trata-se de um momento único para adolescentes e jovens, pois passam a entender como funciona o ILBJ e de que e como se constitui o Conectando com a Vida. Durante dois dias, abarcando os três turnos levamos todos ao auditório – momento de socialização – e deixamos claro o que fazemos e o que pretendemos com relação aos 10 meses que conviverão no ILBJ”, disse a gerente do ILBJ, Valéria Freire. 
Após todos os esclarecimentos os adolescentes e jovens se encaminham para suas salas de aprendizagem e passam por um processo de avaliação diagnóstica, em que estarão se apresentando aos colegas e ao educador. Tanto para os jovens quanto para a equipe multidisciplinar é um momento em que dá início a uma relação, que pode durar os 10 meses, assim como pode haver o abandono.