Fundat firmará parceria com ILBJ

Ainda este mês, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), irá assinar o termo de cooperação técnica junto ao Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). A decisão foi tomada na manhã desta terça, 6, durante reunião realizada na sede da fundação, entre a presidente Telma Rios Pimentel e representantes do Instituto. A proposta é promover a qualificação profissional para jovens alunos do ILBJ, na faixa etária entre os 15 e 25 anos.

O Instituto atende uma média de 1.400 jovens, oferecendo cursos de Matemática, Informática, Português e Cidadania e Trabalho. Segundo a gerente Valéria Pinto Freire, a instituição é voltada para a formação dos jovens para o mundo do trabalho. “Queremos preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho, dando mais oportunidades de conhecimento para eles”, destacou, confirmando que a meta de atendimento para o próximo ano corresponde a 1.600.


É com essa visão de futuro que a Fundat e o Instituto pretendem formalizar a parceria ainda este mês, para que o projeto entre em execução a partir de fevereiro do próximo ano. “Existe uma identificação entre a fundação e o Instituto Luciano Barreto Júnior, pelo cunho social e pela qualificação que dá a seus alunos”, declarou Telma Rios Pimentel.

Telma Pimentel falou sobre os programas desenvolvidos pela Fundat, destacando que o órgão mantém seis unidades/escolas em bairros de Aracaju, bem como são mantidas parcerias com 26 entidades que disponibilizam os seus espaços para a realização dos cursos.


A presidente da Fundat ressaltou que este ano foram qualificadas 4.500 pessoas, distribuídas em 224 turmas, em diversos cursos, a exemplo de Informática, Massoterapia, Inglês, Espanhol, Atendimento ao Cliente, Telemarketing, Cabeleireiro, Culinária e outros que somam mais de 30.


Participaram ainda da reunião as diretoras da Fundat Rosana Amaral e Marta Rocha e os representantes do Instituto Luciano Barreto Júnior – a assistente social Maria Clemilde da Silva, o psicólogo Roberto Luiz Barreto Gois e a coordenadora pedagógica, Jacilene Andrade.