Conhecimentos ambientais são vivenciados por alunos

Turmas do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) visitaram a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) na tarde desta quinta-feira, 17. A atividade integra a programação da Feira de Empreendedorismo Juvenil, que no próximo dia 30 e em 01 de dezembro terá Meio Ambiente como temática central.


A coordenadora de desenvolvimento de pessoal da EMSURB, Lara Cristina Melo, recebeu a turma e encaminhou para visita ao horto, oficina de reciclagem de papel e farmácia viva (estufa com plantas medicinais). “Esta integração do ILBJ com o assunto é importante para disseminar boas práticas entre os jovens”, coloca.


Durante a visita ao horto, o técnico em Agropecuária da EMSURB, Ricardo Luiz Freire, explicou formas de plantio para cada espécie das plantas e mudas cultivadas no local e de que forma os alunos ILBJ podem contribuir para minimizar impactos ambientais.


Na oportunidade, o técnico ainda passou dicas de como cortar plantas em casa para não reter água e evitar outros impactos ambientais. “O envolvimento dos alunos é importante porque a maioria da população desconhece conceitos básicos, como, por exemplo, quando pessoas nos solicitam a retirada de árvores da porta de suas casas porque as folhas sujam a calçada. É esse tipo de conscientização que buscamos. Se a árvore estiver com vida, não há porque fazer sua retirada”, comenta Ricardo Freire.


Segundo ele, a prioridade de envolvimento com o projeto Plantando Cidadania da EMSURB é voltada para estudantes. “Quanto mais jovens, melhor. Já foram mais de 35 mil árvores neste programa. Queremos conscientizar para que o aluno leve daqui para a comunidade”, completa o profissional.


Ainda na ocasião, os alunos ILBJ acompanharam as atividades da oficina de reciclagem de papel. “Realmente temos como transformar um produto que não utilizamos mais em outros tão legais”, conta o aluno Davi Cravo Teles. “Hoje aprendi muita coisa com essa visita à EMSURB”.