ILBJ participa de 5ª Semana da Acessibilidade
Os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) entendem que podem contribuir com cidadania e respeito ao próximo para a construção de uma sociedade com menos barreiras e desigualdade. Dessa forma, as turmas que compõem o projeto Conectando com a Vida participaram da 5ª Semana de Acessibilidade de Aracaju, nesta quarta-feira, 21.
A primeira atividade do evento foi a ‘Caminhada da superação’ que aconteceu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Representantes da sociedade civil seguiram da Praça da Bandeira rumo à Praça Fausto Cardoso, em luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Para a psicóloga do ILBJ, Andressa Oliveira, a participação dos jovens é importante para a formação crítica por dar noção aos alunos da realidade. “Faz com que conheçam o significado da palavra inclusão, entrem em contato com a problemática e se situem no contexto da cidadania. Assim, eles acabam conhecendo histórias de outros jovens iguais a eles que não dispõem da acessibilidade que eles têm”, coloca.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, a sociedade aracajuana precisa atentar para a necessidade de se fazer cumprir o direito dos cidadãos de ir e vir sem obstáculos, com acessibilidade para todos. “Por isso que a participação de instituições como o ILBJ é importante”, destaca.