Gincana ILBJ estimula integração e trabalho em equipe
Cobertos por uma mistura de cores e muita vibração, o espírito de competição e o trabalho em equipe tomaram conta do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Com a realização da primeira Gincana ILBJ, os jovens viveram um mundo novo de descobertas, conhecimento, diversão e, principalmente, muita integração.
Foram duas semanas de atividades, entre os preparativos e a execução da gincana, que movimentaram o Instituto e contagiaram os alunos com um clima de união. Ao todo, 26 equipes, de todos os turnos e projetos do Instituto, participaram da disputa. Para a gerente do ILBJ, Valéria Freire, a gincana é mais uma prova do trabalho sólido de inclusão desenvolvido pelo Instituto através do diferenciado projeto pedagógico.
“O que vivemos durante a gincana é a prova de que estamos no caminhando certo para a efetiva prática da nossa proposta pedagógica, que se insere no contexto dos quatro pilares para Educação do Século XXI: Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver. Tudo isso considerando, obviamente, as competências e habilidades que esperamos de nossos jovens, tão importante no processo de aprendizagem a que nos propomos”, avalia Valéria.
A Gincana contou com 27 tarefas elaboradas pela coordenação do Instituto. Entre as provas, havia atividades como montagem de tangran, trilha com perguntas baseadas no conteúdo estudado durante o semestre, confecção de dicionários com verbetes tipicamente sergipanos, entre outras tarefas. Além disso, os alunos também precisavam organizar nome e identificação da equipe, grito de guerra, bandeira e mascote.
Segundo a coordenadora pedagógica do ILBJ, Jacilene Andrade, essa forma de finalizar o semestre letivo foi para avaliar as competências já desenvolvidas pelos jovens este ano. “Procuramos elaborar as tarefas de acordo com o que eles aprenderam aqui, misturando brincadeiras com o conhecimento adquirido em diversas áreas, para que eles mesmos percebessem como estão crescendo e se desenvolvendo aqui no Instituto”, explica Jacilene.
Trabalho em equipe
A integração entre as turmas foi o ponto mais positivo para a jovem Joselane Silva Viana, aluna do projeto Conectando Com a Vida. “Acho que a coordenação fez essa atividade para poder proporcionar uma integração entre os alunos. Foi através da gincana que a gente se uniu mais, se conheceu melhor, sem rivalidade e só com uma competição saudável”, analisa a aluna.
E esse foi, de fato, um objetivo marcante da gincana. Segundo Jacilene, além do conhecimento e da diversão que a semana proporcionou aos jovens, a interação entre as equipes foi um dos aspectos mais importantes da atividade.
“Os alunos passaram esse tempo todo juntos, correndo atrás dos preparativos para as tarefas, trabalhando em conjunto, desenvolvendo essa habilidade de conviver e produzir em equipe. Isso fez com que eles se conhecessem melhor, fizessem novas amizades e se integrassem mais”, afirma a coordenadora.
Até para ex-alunos do Instituto a gincana foi importante. A última tarefa das equipes era convidar um ex-aluno para contar sobre sua experiência de estudar e fazer parte do ILBJ. Gilmar de Freitas Ribeiro, que foi aluno do Instituto em 2009, não disfarçou o sentimento de gratidão pelo ILBJ, que foi responsável pelo seu primeiro emprego.
“Não dá pra explicar a emoção de poder voltar aqui ao Instituto. Essa gincana está sendo muito positiva para os alunos, e fico muito contente em poder participar também. Sempre que passo pela frente do ILBJ eu lembro de tudo que passei aqui, de como isso foi importante pra minha vida, do meu primeiro emprego que consegui através da indicação da equipe. De uma forma ou de outra, eu terminei o curso mas não vejo como um término, porque o ILBJ faz parte da minha vida!”, declara Gilmar.
Integração
O contato com colegas de outras turmas e com os educadores sociais, que monitoraram cada equipe como padrinhos e madrinhas das turmas, não foi apenas a única forma de integração durante a gincana. Os jovens puderam conhecer melhor a gerência do Instituto, através do “Café com a Gerente”, tarefa em que os alunos levavam suas reivindicações para a gente do ILBJ, e também conheceram de perto a diretoria da instituição. Uma das tarefas pedia que os alunos apresentassem uma foto ao lado do curador tecnológico do ILBJ, Luciano Barreto, ou da presidente, Maria Celi.
Durante o evento, Maria Celi fez questão de acompanhar as atividades de perto, e ainda passou uma mensagem aos jovens no dia da grande final da gincana. “Com essa gincana vocês aprenderam a importância da equipe, Perceberam que todos têm diferenças de cultura, educação, conhecimento e opiniões, mas aprenderam que juntos todos podemos conseguir. ‘A união faz a força’ é um ditado muito antigo, mas muito verdadeiro, porque a gente sempre precisa do outro”, disse a presidente do ILBJ.
Premiação
Cada turno teve uma equipe vencedora na gincana. Pela manhã, venceram os “Coletores de Informação”, da Informática Avançada, com 35.900 pontos; à tarde, a equipe campeã foi “Evolução”, do Conectando Com a Vida, com 36.500 pontos; no turno da noite, também venceu uma equipe do Conectando Com a Vida: “Somos Todos Iguais”, com 40.900 pontos. As três equipes, acompanhadas de seus padrinhos e madrinhas e da coordenação do Instituto, vão passar um dia de lazer e descontração no acampamento Aprisco do Carneirinho, em São Cristóvão.
Confira mais fotos da Gincana