I Exposição Literária do ILBJ estimula paixão pela leitura
Uma viagem pelo mundo da leitura. Foi isso que marcou o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) durante esta semana. Os alunos participaram da I Exposição Literária do ILBJ, organizada pela equipe para estimular nos jovens a paixão pelos livros.
Os alunos assistiram a um vídeo sobre a importância do hábito de ler e sobre o funcionamento da Biblioteca ILBJ, que atualmente conta com cerca de 3.500 exemplares. A equipe orientou os jovens sobre cuidados que se deve ter com livros e mostrou agentes causadores de depredação, como fungos, traças, a ação do tempo e os estragos feitos pelos próprios leitores.
Durante a exposição um aluno do curso avançado, Edilson Santana, fez questão de passar uma mensagem de estímulo aos novos colegas. Depois que entrou no ILBJ ele passou a se interessar mais pela literatura e hoje escreve vários poemas. Seu sonho é publicar um livro de sua autoria.
“Hoje a alma da minha vida são meus versos. Com o apoio da equipe e colaboradores do ILBJ, passei a gostar mais de ler e escrever. Se vocês não seguirem pelo mesmo caminho que eu, não tem problema, mas pelo menos frequentem a biblioteca e leiam bastante”, sugeriu Edilson.
Quem também visitou a exposição foi o curador interpessoal do ILBJ, Jácome Góes, passando mensagens de incentivo e estímulo à leitura. Jácome, que já publicou 28 livros, é imortal da Academia Sergipana de Letras – ASL.
Além de passear pelos estandes contendo exemplares de literatura infanto-juvenil, estrangeira, brasileira e sergipana, os jovens também ganharam brindes exclusivos. Uma das premiadas foi Ully Mirielli Carvalho, que foi voluntariamente ler uma poesia na frente dos colegas.
Apaixonada por leitura, Ully não passa um dia sequer longe dos livros. Em um ano ela chega a ler 30 exemplares de variados temas. “Não consigo parar de ler senão minha mente fica vazia. Quando termino um já começo a ler outro. É como se a cada livro eu me refizesse com cada nova história”, revela.
Para ela a I Exposição Literária foi uma atividade totalmente atrativa. Ela aproveitou para conhecer parte do acervo disponível e já fez boas descobertas. “Já achei aqui um livro que eu sempre tive muita vontade de ler, mas nunca comprei. Já sei qual vai ser o primeiro livro que vou pegar aqui na biblioteca!”, garante Ully.