Alunos participam de atividade sobre exploração infantil

 

Um dos principais objetivos do ILBJ é formar jovens cidadãos conscientes para exercer seus direitos e deveres em sociedade. Durante as aulas de Cidadania e Trabalho (CT), os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) sempre debatem temas da contemporaneidade, formando opiniões críticas e aprendendo o convívio social.


Na última semana, o tema abordado foi a exploração infantil. Os jovens assistiram a um breve documentário e, em seguida, iniciaram a atividade de confecção de cartazes. Com muita criatividade e alguns recortes de revistas, os alunos expuseram seu posicionamento sobre o polêmico assunto, retratando nos mosaicos diversos tipos de exploração infantil.


A professora de CT do núcleo Industrial, Camila Oliveira, explica que a atividade, além de mostrar para os alunos um problema ainda recorrente na sociedade, também serviu para avaliar o desenvolvimento das competências dos jovens.


“Já que o tema do segundo semestre é O Jovem no Mundo do Trabalho, nós não poderíamos deixar de falar também desse aspecto negativo, principalmente porque é algo que eles muitas vezes presenciam no seu dia-a-dia. Também foi bom para avaliar as competências relacionais e produtivas, já que foi um trabalho em equipe”, conta.

Jamisson Viana, aluno do núcleo Barão, garante que a atividade foi uma oportunidade para expressar suas opiniões. “Foi legal porque é um assunto que a gente tem contato diariamente. Eu aproveitei meu mosaico para falar da corrupção e criticar alguns posicionamentos do poder público, que tem a obrigação de ajudar a formar os jovens”, acredita.