Ex-aluna hoje é professora do ILBJ
Era fevereiro de 2006 quando a vida de Silvânia Costa começou a mudar. Ainda adolescente, a jovem se matriculava para as aulas do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), com a certeza de que ali seria o lugar ideal para a busca do conhecimento e sucesso na vida social e profissional. Silvânia estava certa.
Hoje, com apenas 20 anos, a jovem é um exemplo de força de vontade e determinação. Formou-se como aluna pelo ILBJ em janeiro de 2007, mesmo ano em que ingressou no curso de Matemática da Universidade Federal de Sergipe, e agora faz parte da competente equipe de professores do Instituto.
Para ela, o ano em que estudou no ILBJ foi fundamental para sua formação profissional e pessoal. “O método aqui estimula o jovem a crescer e incentiva o estudo. Foi muito bom enquanto aluna, e hoje estou aprendendo muito, agora como professora”, revela.
Em sala de aula, a experiência de já ter passado pelas mesmas carteiras ajuda a professora a lidar melhor com os jovens e entender suas dificuldades. O aluno Johnatas de Almeida garante que tem melhorando bastante com a ajuda da professora. “Matemática, sinceramente, não é minha disciplina favorita, mas a professora Silvânia ensina de uma forma tão especial que a gente acaba gostando do assunto”, confessa.
Funcionárias
Outro exemplo de que ‘o bom filho à casa torna’, é a assistente da Biblioteca do ILBJ. Danielle Barros foi aluna da instituição em 2004, quando o projeto do curso ainda era apenas para aulas de Informática. Dois anos depois, ela retornou ao Instituto, dessa vez, como funcionária.
“Pude aprender importantes ferramentas para o mercado de trabalho, não tenho dúvidas. Aprendi bastante para minha longa caminhada, e digo com certeza que é muito gratificante hoje ser funcionária do ILBJ”, garante.
Além dela, também a secretária Acácia de Jesus Santos sente muita gratidão pelo que conseguiu alcançar na vida. Ex-aluna da turma de 2003 – a primeira do Instituto –, ela ainda lembra o dia exato em que começou a trabalhar na recepção do ILBJ: 3 de abril de 2006.
“Decidi estudar aqui para ter mais conhecimentos e me capacitar para o mercado de trabalho e para a vida. O ILBJ me ajudou em tudo! Como pessoa, como profissional, hoje me sinto preparada para enfrentar a vida e exercer minha função com profissionalismo”, afirma Acácia.