10 anos de superação e sucesso para os jovens do ILBJ

Com a presença de mais de 2.500 pessoas, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, comemorou seus 10 anos de existência com a realização da formatura da turma 2012 do projeto ‘Conectando com a Vida’ e ‘Informática Avançada’. O Espaço Emes ficou repleto de adolescentes, amigos, familiares e personalidades sergipanas que juntos fizeram uma grande festa.
A noite foi de homenagens a personalidades que contribuíram direta ou indiretamente para a educação. A turma de 2012 foi agraciada com o nome do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Segundo o curador tecnológico do ILBJ, Luciano Barreto a homenagem partiu dos jovens. “A turma do instituto demonstrou muito interesse em conhecer o governador Eduardo Campos e o mesmo está revolucionando a gestão pública com um modelo extremamente eficiente e que está transformando a paisagem e a qualidade de vida do povo pernambucano, e isso é bom que esses jovens do ILBJ conheçam”, disse Luciano Barreto.
Para o Governador Eduardo Campos não existe palavras para expressar a emoção de dar seu nome a uma turma de formandos de um trabalho social tão bonito. “É uma grande emoção para mim como brasileiro, nordestino receber uma homenagem como essa. Muito bonito ver um empreendedor transformar dor em amor e poder fazer com os filhos dos outros, o que ele não teve a oportunidade de poder fazer por mais tempo com seu filho. É com alegria e emoção que vejo um trabalho tão belo como o desenvolvido no ILBJ em prol da educação que é o grande desafio da atualidade e o ponto principal da pauta do século XXI e o Instituto Luciano Barreto Júnior vem fazendo desde 2003 um belíssimo trabalho de responsabilidade social”, afirmou o governador de Pernambuco.
O Governador de Sergipe, Marcelo Déda, também foi homenageado e lembrou que participa da história do instituto desde sua fundação. “Sou testemunha de muito perto do significado que esse trabalho tem para Sergipe e para o Brasil. Eu e o governador de Pernambuco viemos aqui para dizer aos jovens que esse país pertence a vocês e não joguem fora essa oportunidade que vocês tiveram. Continuem estudando e acreditando na educação que vocês serão os herdeiros do Brasil que estamos construindo. O exemplo de Luciano e Celi tem que ser multiplicado pelo Nordeste e pelo Brasil para que as grandes empresas percebam que o Estado tem responsabilidades, mas não é uma responsabilidade exclusiva. Quanto mais houver a intervenção da sociedade e a participação do setor privado, mais os desafios de toda a sociedade serão vencidos com mais rapidez”, ressaltou Marcelo Déda.
Também foram homenageados o Promotor-Geral de Justiça, Orlando Rochadel; o historiador Luiz Antônio Barreto (in memorian) que foi representado pelo desembargador Artêmio Barreto e o Professor Phd Ronaldo Nunes Linhares. “A construtora Celi destina tantos recursos para a área social, pois é uma empresa que tem princípios e valores. Vemos aqui o que muitas vezes, nós do setor público não conseguimos fazer. Na administração pública temos limites para o investimento em qualquer que seja o setor. Já a iniciativa privada como é o caso da Construtora Celi pode investir todo o dinheiro que eles querem. Essa liberdade resulta nesse brilhante trabalho que é o Instituto Luciano Barreto Júnior. Peço aqui para que nenhum de vocês desista dos sonhos de vocês, pois se vocês acreditarem e lutarem chegarão aonde vocês quiserem”, discursou Orlando Rochadel em nome dos homenageados.
Agradecimento
A educadora de Português, Ana Carolina, foi escolhida para representar o corpo docente do ILBJ na solenidade de formatura e deixou uma mensagem importante para os formandos. “Vocês encerram uma etapa, um ciclo de vivências e situações que enriqueceram vossas histórias. Embora maior parte do tempo tenha sido destinada a sala de aula, as atividades extraclasse também foram fundamentais para que vocês aprendessem as lições mais importantes: trabalhar em equipe, respeitar o próximo, fazer grandes amigos, ser pontual, ter postura, adquirir compromisso e responsabilidade, deixar a timidez de lado, entre outras lições adquiridas e peculiares a cada um de vocês”, lembrou.
O Jovem Marcel Santos, de 17 anos, emocionou a plateia com suas palavras de agradecimento pela ajuda recebida em sua formação. “Sou outra pessoa, mais centrada, mais ligada nas coisas que antes não dava importância e hoje percebo como elas são importantes para me tornar alguém melhor, como dizer um Bom dia, um obrigado, pedir desculpas e reconhecer meus erros, respeitar os mais velhos, e cuidar do que é meu e do que é público. Tornei-me uma pessoa mais esforçada, mais dedicada aos estudos, mais civilizada e educada”, ressaltou o jovem.
Apresentações
Os jovens realizaram apresentações que resultaram de trabalhos exercidos em oficinas ou projetos realizados durante 2012. Os alunos e irmãos, José Alisson Santos (Mc Santo) e Marcos Santos, apresentaram um Rapp que chamou a atenção com uma letra forte que valoriza o trabalho que o instituto desenvolve na sociedade. “ILBJ é respeito, honestidade, é conceito de esperança, união e igualdade. Pela educação, futuro da nação, ILBJ no nosso coração. Não fico calado perante a ignorância, verdade ou mentira quem espera sempre alcança meu rap e a linha entre o bem e o mal entre a realidade e o sobrenatural” cantou a dupla de jovens.
A oficina de teatro, comandada pelo educador Douglas Dias, apresentou a peça ‘Life Book: o livro da vida’. A dramatização trata de uma realidade muito comum aos jovens e famílias do mundo de hoje, sentimentos como amor, afeto, esperança, alegria, cuidado e felicidade se misturam a desamor, violência, dor, fracasso. Ou seja, retratou a fé do ser humano por dias melhores é uma luta constante por segurança, paz, vitória, sucesso e vida. As jovens Aline Nascimento, Amanda Lima, Camila Santos, Elaine Dos Santos, Juliane Batista, Katiane Maria, Lindiane Andrade, Ludimila De Jesus, Thaisi Santos.
Premiação
A solenidade também foi palco para a premiação da Redação Destaque 2012, concurso que é realizado todos os anos com o intuito de saber dos jovens o que o ILBJ trouxe de transformação em suas vidas. Na oportunidade foram entregues três tablets para as três melhores redações. Os ganhadores foram: Kelly Cristina, Rayane dos Santos, Alexsandro de Andrade.
Para a jovem, Kelly Cristina, ganhadora do 1º concurso de redação a inspiração para escrever foi a forma como as pessoas que trabalham no ILBJ o transformam em um lugar acolhedor. “O convício com toda a equipe coorporativa nos faz sentirmos em casa. O instituto é que me dá motivos para que eu consiga seguir em frente. Quando chamaram meu nome eu quase não acreditei, demorei um pouco para entender que a minha redação tinha sido a melhor”, disse Kelly