1º Debate Jurídico da Amase leva magistrados ao ILBJ

Na última sexta-feira, 11, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) sediou o 1º Debate Jurídico da Amase [Associação de Magistrados de Sergipe]. A discussão, que teve como tema a Nova Lei do Mandado de Segurança, foi conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Luís Fux, e contou com a presença do promotor Orlando Rochadel, do juiz Aldo Mello, do desembargador Cezário Siqueira Neto e do advogado Eduardo Ribeiro.

O debate foi um importante momento de integração para a comunidade jurídica, e contou com centenas de participantes, entre advogados, promotores e desembargadores, além de diversas autoridades e personalidades da magistratura de Sergipe. O evento foi organizado pelo advogado e membro do Conselho Diretor do ILBJ, Lauro Seixas. Segundo ele, a ocasião também foi um marco relevante para o Instituto.


“A partir desse momento, o Instituto abre seu leque de atuação, ajudando não só aos jovens, mas também ajudando toda a sociedade a se capacitar, pois a Nova Lei envolve toda a sociedade. O ILBJ se transforma em um fórum de discussão para a sociedade sergipana”, acredita.


Representando o governador Marcelo Déda, esteve presente a procuradora Conceição Maria Gomes Barbosa, que também ressaltou a importância do debate. “Todo tipo de evento que vem trazer informação e esclarecer a sociedade é sempre engrandecedor, sobretudo este, que está sendo abrilhantado pelo Instituto, que é uma obra social de destaque”, afirma a procuradora.


O ministro Luís Fux, que já foi homenageado pela turma de formandos de 2005 do ILBJ, o trabalho social desenvolvido pela instituição é de grande importância. “O Instituto Luciano Barreto Júnior está exatamente cumprindo o que diz a nossa Carta Maior [Constituição Federal], no sentido de que o Brasil é uma República Federativa pautada na dignidade à pessoa humana e promete construir uma sociedade justa e solidária. Nada mais justo e solidário que esse Instituto”, garante.


Após a abertura do evento, feita pelo curador tecnológico do ILBJ, Luciano Barreto, o ministro deu início ao debate, fazendo questão de lembrar o idealizador da instituição. “O ILBJ demonstra que os sonhos não morrem. Infelizmente Luciano Barreto Júnior se foi, mas os sonhos dele permanecem”, pontuou o ministro.


Também participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, o deputado federal Eduardo Amorim, o vereador Danilo Segundo, a presidente do ILBJ, Maria Celi e sua filha Alda Cecília T. Barreto.