Adolescentes e a autoestima
Esse texto foi escrito pela nossa psicóloga, Andressa Rodrigues. Ela mostra para vocês algo muito comum para adolescentes atualmente: problemas de baixa autoestima. Quer entender um pouco mais sobre isso? Então leia com atenção e reflita sobre o texto abaixo.
Não esqueça de deixar seu comentário!
Se ele for aprovado, em breve todos poderão ver sua opinião aqui no nosso blog! Participe!
A maioria dos adolescentes costuma enfrentar nessa fase da vida um tripé de dificuldades : problemas de relação com a família , o medo e a ansiedade pela entrada no mercado de trabalho e as grandes mudanças em seu corpo, a tão famosa puberdade ! É aí que entra a autoestima. Novas emoções e sensações vão surgir, e às vezes não sabemos como lidar com isso. A nossa imagem diante do espelho, para a família, para os amigos, para os outros e principalmente para nós mesmos muda e, em muitos momentos, temos dificuldade em aceitar esse novo “eu”, que se forma a cada dia.
A autoestima, em diversas ocasiões, “balança” e não sabemos ao certo se gostamos de nós mesmos. O importante é saber que em primeiro lugar precisamos nos gostar, sempre, como somos. Mas onde entra a autoestima aí? Auto estima é o conceito que temos de nós mesmos, como nos definimos.
Ela é essencial em todos os momentos de nossas vidas, e principalmente na adolescência. Em algumas pessoas ela é baixa, em outras é alta, mas o ideal mesmo é que ela esteja na medida. Precisamos saber dos nossos defeitos, tentar melhorá-los, mas saber, também, que temos qualidades, e tudo isso faz parte de nossa personalidade.
Conhecer a nós mesmos é a melhor coisa que podemos fazer. Estar sempre agradando aos outros, galera, não nos leva a nada. Auto-conhecimento é ter consciência de tudo que podemos fazer, é essencial para nós. Isso é uma boa receita pra construção saudável da nossa auto estima.
Nessa fase complicada para muitos adolescentes a opinião dos outros incomoda. E muito ! Principalmente se ela for contrária àquilo que a gente considera certo, né? Nesse estágio ficamos em dúvida sobre tudo: Por que os nossos pais não nos entendem? Por que nosso corpo está mudando tanto? Por que às vezes é difícil nos encaixar? Muitas dúvidas, muitos questionamentos, né?
Na verdade não há fórmula pronta pra resolver esses problemas, galera ! O segredo é aproveitar muito essa fase, mesmo com as dificuldades. É na adolescência que experimentamos as melhores sensações, as melhores descobertas, sentimentos que não vamos esquecer tão cedo ! Aproveitem !