Alunos do ILBJ conhecem o Museu do Homem Sergipano
Durante toda essa semana, o Instituto Luciano Barreto Júnior, ação de Responsabilidade Social da Construtora Celi, levou seus alunos a uma visita ao Museu do Homem Sergipano, da Universidade Federal de Sergipe. A atividade foi desenvolvida de forma conjunta pelas disciplinas Português e Cidadania e Trabalho, com o objetivo de levar os alunos a experimentar a observação da cultura sergipana, através do que está retratado e exposto em todo o museu.
Segundo a Professora de Português Roberta Brito Lima, a história da língua portuguesa e a formação da sociedade foram bastante trabalhadas através de eixos temáticos interdisciplinares no Projeto Pedagógico ‘Quem sou eu?’. “Quisemos utilizar a teoria na prática, fazendo uma releitura de todas as aulas que demos com essa temática. Trabalhamos discursividade, observação, finalizamos o tema ‘Cultura Sergipana’ e mostramos a evolução do homem sergipano, desde a pré-história até a idade moderna”, explicou.
Muito interessados, as alunos do ILBJ fizeram as anotações que darão origem a um relatório descritivo da visita. Eles puderam saber mais sobre a ocupação do continente americano, a pré-história sergipana, materiais encontrados em escavações, a conquista do território e população sergipanos, as missões, os primeiros contatos, escravização e resistência indígena, pecuária, cultura do açúcar, organização dos engenhos, alforria e libertação dos escravos, etc.
O aluno Johnatas Barreto afirmou ter descoberto coisas que ainda não conhecia. “Foi muito interessante ter contato com materiais antigos e aprender tanto com isso”. Constatando que sabia pouco sobre a cultura sergipana, a jovem Soraia Santana considerou a visita importante para lhe acrescentar conhecimentos sobre o assunto. “É muito bom poder saber mais sobre como as pessoas que vieram antes de mim viveram, os utensílios que utilizavam e por quais tipos de situações passavam”, finalizou a aluna.