Alunos recebem cartilhas de cidadania
Incentivar a cidadania dos jovens. Foi com esse objetivo que o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) convidou o presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (AMASE), o juiz Paulo Macêdo, para uma conversa sobre direitos e deveres dos jovens na sociedade. Na ocasião, foram entregues aos alunos cartilhas de cidadania desenvolvidas pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB).
Durante a palestra, o juiz contou como surgiram os conceitos de cidadania e sua aplicação, mostrou a diferença entre direitos e deveres, e explicou o papel da Justiça na sociedade. Outro assunto esclarecido aos jovens foi a função e obrigações dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Para a aluna Marillan Carvalho Bonfim, o momento foi de muito aprendizado.
“A palestra foi muito esclarecedora, fez a gente interagir e saber mais sobre os direitos que temos ou não. Também gostei de saber sobre política e cidadania, e sobre as obrigações de vereadores, deputados, senadores e outros políticos para a sociedade”, avalia Marillan.
Cartilhas
Desenvolver a cidadania nos jovens é um dos principais objetivos das ações do ILBJ. Nas cartilhas, cedidas ao ILBJ pela AMB, o tema é tratado de forma descontraída e criativa com histórias em quadrinhos, conscientizando a juventude sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Para a professora da disciplina de Cidadania & Trabalho, Natale Neves, a cartilha é um importante instrumento par auxiliar a aprendizagem. “A cartilha serve para que os alunos tenham noção dos seus direitos e deveres, desenvolvendo a consciência do seu papel na sociedade, e tendo uma nova perspectiva dos conteúdos já abordados em sala de aula no Instituto”, explica Natale.
Além da entrega das cartilhas e da palestra, os alunos também conferiram a exposição de boletins informativos feitos pelas turmas ao longo do mês. Cada turma ficou responsável por analisar as necessidades de diferentes bairros da cidade e mostrar quais os problemas mais recorrentes em cada região.