Alunos tiram dúvidas sobre prevenção de câncer
Uma das garantias dadas aos alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) é o acesso ao conhecimento em diversas áreas. O ILBJ sempre recebe convidados para palestrar sobre temas cotidianos, que preparam os jovens para a vida. Recentemente, a temática debatida foi a prevenção do câncer, em palestra ministrada pelo oncologista Antônio Carlos de Freitas.
Dr. Antônio Carlos de Freitas, médico do Hospital Universitário e do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), mostrou aos alunos diversos tipos de câncer e alertou para os devidos cuidados a serem tomados para prevenir a doença. A boa alimentação, o hábito de fazer exercícios físicos, evitar bebida alcoólica e não fumar foram pontos enfatizados pelo médico como medidas fundamentais para uma vida saudável.
O médico Antônio Carlos garante que repassar os conhecimentos de prevenção do câncer à sociedade é uma realização pessoal. “Já fiz esse trabalho em escolas públicas e tento sempre disseminar a educação, contribuindo para a prevenção do câncer”, revela, acrescentando elogios ao ILBJ. “Não há o que dizer de ruim de uma instituição como essa, que sempre busca expandir a educação e a cultura”, assegura.
Para os alunos, a palestra serviu como um alerta. Valeska Carvalho Guedes, aluna da instituição, conta que a oportunidade foi bastante proveitosa. “Agora vou ficar atenta. Aprendi que qualquer coisa que estiver errada em nosso corpo, devemos logo procurar um médico”, conta.
O jovem Cléver Jones do Nascimento afirma que também tirou lições de saúde para toda a família. “Já sei que devemos evitar certos produtos, e não beber nem fumar. Aumentei meu conhecimento e também vou tentar ensinar a amigos e familiares como cuidar melhor da saúde”, afirma Cléver.
Todos os tipos de câncer foram explicados durante a palestra. A aluna Tatiane Cruz aproveitou para tirar suas dúvidas sobre o câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres. “Aprendi como fazer o autoexame em casa, já sei que qualquer mancha estranha ou nódulo devo procurar um médico imediatamente”, explica.