Competência informacional para cidadania

O exercício pleno da cidadania faz parte da missão do Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi. Para chegar à excelência no trabalho realizado com adolescentes e jovens vulnerabilizados social e economicamente com idades entre 14 e 24 anos, a instituição investe em formação de seus educadores e coordenações do ILBJ. Nos dias 19 e 20 de maio o instituto recebeu a pós doutora em ciências da informação, Aurora Cuervas, da Universidad Complutense de Madrid para ministrar o curso ‘Competência Informacional para a Cidadania’. 
Há muito o ILBJ vem trabalhando com Alfabetização Informacional, pois em seus projetos esse conceito sempre é trabalhado tendo em vista a democratização a informação como possibilidade do exercício pleno da cidadania. “Essa formação vem nos atualizar diante de um conceito que está em movimento constante de mudança. As competências digitais, informacionais e de comunicação são sempre uma prioridade no ILBJ, afinal trabalhamos com o processo de infoinclusão social e cidadã em uma sociedade que hoje se constitui Sociedade da Informação”, ressaltou Valéria Freire, gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ. 
A gerente também lembrou que Dra. Aurora Cuevas é uma autoridade nesse campo em toda Europa. “Ela nos proporcionou uma formação de qualidade inquestionável e traz para o Instituto Luciano Barreto Júnior a possibilidade de fazer parte de uma pesquisa acadêmica que une a Universidade Complutense de Madrid (UCM) a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Tiradentes (UNIT)”, afirmou Valéria.