Comunicação e Mídia são temas que alunos do ILBJ dominam

A oficina de Comunicação e Mídia do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) têm proporcionado atividades práticas associadas a teóricas sobre como produzir notícias para rádio. Na última sexta-feira, 28, a turma conheceu as dependências da Fundação Aperipê como extensão do projeto de Web Rádio idealizado pela parceria ILBJ e Curso de Comunicação Social da UNIT. A ideia é que um grupo, agora menor, retorne ao veículo de comunicação para passar mais tempo e expandir os conhecimentos da área.

Como o último dia para as inscrições do projeto Conectando com a Vida 2012 finalizaram no dia 28, a educadora Elbênia Ramos pediu em sala para que alunos se dispusessem a entrevistar o público novo que estava nas dependências do Instituto. E foi assim que a jovem Daiane Maria sentiu na pele como é ser repórter.


“Achei muito interessante ser a entrevistadora, ainda mais aqui no ILBJ, porque sempre tive interesse em saber as impressões das pessoas sobre a gente que faz parte hoje do projeto Conectando com a Vida. E a entrevista serviu ainda para reforçar a minha pretensão profissional. Quero seguir a carreira de jornalista”, conta a aluna da oficina de Comunicação e Mídia e futura jornalista, Daiane Maria.


De acordo com a educadora Elbênia, os trabalhos desempenhados este ano são essenciais para a implantação da Web Rádio do ILBJ em 2012. “Trabalhamos texto de rádio como produção de notícia para que os alunos que continuarem no ILBJ em 2012 e prosseguirem o projeto tenham mais facilidade em produzir conteúdo”, explica.


Web Rádio ILBJ


No projeto, os alunos aprendem a montar a escalada e as cabeças, itens fundamentais para uma notícia ir ao ar. “Pegamos jornais e eles reproduzem as informações noticiadas que mais se adequam ao perfil deles, que é mesmo de todos os alunos que compõem o Instituto. Assim, eles já aprenderam que a informação precisa ser segmentada ao público que será disseminada”, completa Elbênia Ramos.


As alunas Marcilene Balbino e Franciele Mendonça foram locutoras na última aula. Os dois outros colegas do grupo ficaram na parte técnica – gravação e background (música de fundo). “É gratificante demais fazer parte desta oficina porque sabemos que a rádio irá vingar na web ano que vem e foram as nossas experiências que ajudaram a monta-la. Queremos que se conserve para que muitos outros alunos aprendam tanto como a gente aprendeu”, afirma Marcilene, que confessa também querer seguir a carreira de comunicóloga.


“Antes eu tinha dificuldade em falar em público, agora, sou muito mais segura e consigo me soltar. O importante nesse projeto da oficina é que estamos deixando a nossa marca e aprendemos muito a lidar em equipe. É maravilhoso!”, relata Franciele.


Dos conteúdos gerados este ano, a educadora informa que serão editados e exibidos durante a Formatura das turmas de 2011. “Eles se dedicam com um carinho a mais por conta disso. Estão muito empenhados”, finaliza Elbênia Ramos.