Conectando com a Vida 2014 forma 900 adolescentes e jovens

Descontração, alegria e muita emoção. Essas são as palavras que descrevem a noite da formatura do Conectando com a Vida 2014 turma Profª Neuzice Barreto Lima.  Familiares, pais, adolescentes e jovens do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), junto às autoridades e sociedade sergipana abrilhantaram a noite mais esperada pelos formandos. A noite contou com um público de aproximadamente três mil e quinhentas  pessoas que acompanhou emocionado as apresentações do Coral ILBJ sob a regência do maestro Daniel Freire, da oficina de Teatro e de Comunicação e Mídia. 
Ao todo 900 adolescentes e jovens comemoraram a formatura da 11ª turma do ‘Conectando com a vida’, responsabilidade social da Construtora Celi. Em seu discurso, a presidente do ILBJ, Maria Celi Barreto lembrou os ideais de seu filho Luciano Barreto Júnior e aconselhou os jovens presentes. “Estamos aqui mais uma vez formando uma turma de jovens que com dedicação e amor poderão ir em busca de um futuro melhor e isso só dependerá de vocês. Oriento que tenham muita paixão, disciplina, trabalho, persistência e com a ajuda de Deus todos poderão conquistar o seu espaço”, afirmou Maria Celi.
O curador tecnológico do ILBJ e presidente da Construtora Celi, Luciano Barreto, aconselhou os jovens para que eles aproveitem as oportunidades que a vida lhes oferece. “Tudo aquilo que vocês aprenderam, tudo aquilo que vocês estudaram e todo conhecimento que obtiveram certamente no futuro será muito importante na vida de vocês. Educação e superação são os pilares que norteiam a caminhada dessa instituição. Através da educação podemos construir um país mais desenvolvido e com mais equilíbrio social. Por essa razão a homenageada da turma do ‘Conectando com a vida’ esse ano foi a Professora Neuzice Barreto Lima que foi um exemplo de dedicação à educação”, concluiu o Luciano Barreto.
Profª Neuzice Barreto Lima 
Todos os anos o ILBJ escolhe entre seus homenageados um educador que tenha contribuído de modo significativo para a história da educação em Sergipe. “Esse ano, não poderíamos ter feito escolha melhor, a Professora Neuzice Barreto Lima. Educação e Superação esta foi a vida da Profª. Neuzice Barreto Lima. Sergipana nascida na cidade de Siriri em 04 de abril de 1915. Idealista, lutou incansavelmente por seus sonhos. Sua história, exemplo de vida para Sergipe, inspira a responsabilidade e o compromisso do Instituto Luciano Barreto Júnior com esses dois pilares da sociedade”, explicou o curado tecnológico do ILBJ, Luciano Barreto.
O Governador Jackson Barreto, filho da professora Neuzice agradeceu a homenagem e parabenizou a Construtora Celi pelo trabalho de responsabilidade social que é desenvolvido através do Instituto Luciano Barreto Júnior. “Sou muito grato pela homenagem que essa turma faz hoje a minha saudosa mãe.  Na idade de vocês eu não tive essa oportunidade de qualificação que vocês tiveram, mas eu contei com uma mãe que facilitou o caminho para mim e meus irmãos, sempre incentivando a educação”, contou o Governador ao relatar um pouco da sua história. Segundo o governador as pessoas que se dedicam à educação contribuem para qualificar a juventude. Por isso a sociedade sergipana reconhece e agradece esse trabalho que é feito no Instituto Luciano Barreto Júnior, obra de importância tão grande para nossos jovens”, concluiu Jackson Barreto.
Premiações
A formatura do Instituto Luciano Barreto Júnior também é o espaço escolhido para a entrega das premiações do Concurso de Redação que teve como tema ‘O que o ILBJ mudou em minha vida’. Em 2015 o ILBJ também premiou o aluno destaque que foi escolhido através da aliança entre o maior aproveitamento do conteúdo com o maior índice de frequência. As premiações visam estimular a aquisição de conhecimento entre os participantes do ‘Conectando com a Vida’.
Quem ganhou o primeiro lugar no concurso de redação foi o jovem de 17 anos, Kevin Vieira Santos, onde escreveu sobre como a metodologia utilizada fez com que diminuísse sua timidez. “Essa mudança foi possível graças às atividades desenvolvidas pelos educadores. As aulas, os projetos, a forma como estão distribuídas as cadeiras na sala durante as aulas (formato semicírculo) contribuem para a interação uns com os outros. Essa dinâmica foi um obstáculo para mim no primeiro semestre, mas tive que superar dentre tantos outros que surgiram em meu caminho. Esforcei-me, pois entendi que essa interação é um importante critério no mercado de trabalho”, relatou Kevin.
Com uma média de aproveitamento de 9,26 e com uma frequência de 100% no projeto ‘Conectando com a Vida’, Sandy Rodrigues Marques de 16 anos foi eleita aluna destaque ILBJ 2014. Ela atribui seu rendimento ao acolhimento que o instituto dá a seus adolescentes e jovens. “Aqui no ILBJ eu me sinto em casa. O método utilizado dentro de sala de aula onde nenhuma aula é igual a outra, cheia de dinâmicas em grupos não me deixavam sair daqui. Além de ser bem tratada por todos os funcionário do instituto independente da função”, explicou. Sandy também cursou as oficinas de Libras I, II e III; Teatro; Coaching de trabalho e Comunicação & Mídia.