Despertar para o conhecimento inicia nova turma
O projeto ‘Despertar para o conhecimento’ já existe há 8 anos e durante esse tempo ofereceu de aulas de informática básica e avançada, além de palestras sobre economia doméstica, saúde do homem e da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.
Segundo a gerente do ILBJ Valéria Freire, o projeto já passou por diversas fases e hoje assume um caráter de alfabetização informacional e comunicacional. “O Despertar para o Conhecimento divide-se em duas etapas: Informática Básica e a Informática Avançada. No projeto damos ênfase à ‘relação com o saber’ e ao grau de avanço da inserção do aprendente/operário à nova maneira de se relacionar com o aprender e aos indicadores que nos levam a certificação do desenvolvimento a partir da análise de quatro competências básicas: competências relacionais, competências cognitivas e competências produtivas”, explica Valéria Freire.
E são muitos os exemplos de operários que passaram pelo projeto e prosseguiram com os estudos ingressando no ensino superior. Diego Santana de apenas 19 anos, passou pelo projeto ‘Despertar para o conhecimento’ e posteriormente conseguiu ingressar no curso de psicologia através da parceria do ILBJ com a Estácio/Fase. Esse ano ele foi o aluno/operário homenageado na formatura do Instituto.
Assim como Diego muitos ainda se tornarão exemplos a serem seguidos. Se depender da força de vontade do colaborador da obra do Living Residence Ary José da Silva Freitas, sua passagem pelo projeto será agarrada como uma grande oportunidade de crescimento. “Interessei-me pelo projeto, não para ter somente um certificado, mas para aprender. Esse é o meu maior objetivo aqui. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo o que torna ainda mais importante essas qualificações que procuramos”, ressalta o colaborador da Celi.