Despertar para o Conhecimento oportuniza mudança
“Aqui é a porta de entrada para eu conseguir dá continuidade aos meus estudos”. É assim que o operário de obra no Elevato Residence da Construtora Celi, José Henrique, define o projeto ‘Despertar para o Conhecimento’ desenvolvido pelo Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da construtora. O projeto viabiliza o retorno ao contexto socioeducativo através de aulas de informática utilizando a Alfabetização Informacional e Comunicacional como estratégia de despertar o interesse no aprender.
O curso eleva a autoestima e autoconfiança viabilizando um natural movimento de mobilização para a construção de novos conhecimentos. O Despertar para o Conhecimento consiste em aulas de informática básica e avançada, além de palestras sobre economia doméstica, saúde do homem e da mulher, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.
Para o operário do Alameda Gardem, Jailson de Jesus, as aulas proporcionaram uma mudança em sua forma de pensar. “Com as aulas pude mergulhar no em um mundo que nos proporciona o acesso a muitas coisas. A vontade de voltar a estudar, principalmente informática, aconteceu porque a gente vive rodeado de tecnologias. Já estou pensando em comprar um computador onde eu possa dar continuidade ao meu aprendizado e quem saber adentrar em um curso superior que eu possa ajudar as pessoas como estou sendo ajudado agora”, disse Jailson.
Já o operário de obra do Living Residence, Thiago Batista, ressaltou as aulas ajudaram a transformar seu passatempo mais prazeroso. “Já havia ouvido falar sobre o Despertar para o Conhecimento através de colegas na obra que já haviam participado. Vi no curso uma possibilidade de ter acesso a programas de edição que pudessem ajudar a desenvolver minha paixão que é filmar e tirar fotos. Hoje já consigo fazer umas coisas bem legais”, ressaltou.
Celi Mall Decor
Em 2013 o projeto foi ampliado para abranger também os colaboradores da linha de montagem da Celi Mall Decor. O intuito da ação é conseguir levar o conhecimento a todos os que colaboram com a marca Celi. “Essa é a primeira que trabalho em um lugar que tenho a oportunidade de melhorar proporcionada pela empresa”, afirmou auxiliar de almoxarifado, Israel Oliveira.
“Estou me surpreendendo com o curso. Às vezes é necessário que eu utilize o computador e o curso me da mais segurança em utilizar. Por isso que não importa o que aconteça faço uma foça para sempre está nas aulas, mesmo cansaço com o trabalho do dia inteiro. O professor, Cléber, é um ponto muito importante do curso, pois ele é bem atencioso e tem muita paciência para tirar todas as dúvidas e orientar a gente que está começando agora”, destacou Israel Oliveira.