Formação integra proposta do corpo do ILBJ e ratifica sua excelência

Por seguir atento à formação de seus educadores sociais, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) convidou o doutor e livre-docente em Educação da Universidade de Paris X, Bernard Charlot, atualmente residente em Aracaju, para realizar um curso no ILBJ. O evento aconteceu nos últimos dias 03 e 04.


Dividido em dois momentos, a formação para o corpo de educadores sociais foi voltada primeiramente para a parte lógica em que o profissional introduziu a metodologia de ensino aplicada com exemplos teóricos. “Aqui tratamos de ações que parecem possíveis, as que realmente são e as que não devemos seguir. Reforçamos qual o verdadeiro sentido em aprender nos dias atuais, comparado em outros tempos vividos”, coloca Bernard Charlot.


Sob a proposta de levá-los a superar suas próprias limitações de formação e melhorar suas práticas de ensino no ILBJ, Charlot propôs que os educadores sociais se reunissem nas próximas semanas com o intuito de identificar propostas e métodos que auxiliem na formação dos alunos ILBJ. 


Linguagem e psicologia foram um dos métodos focados do especialista, bem como a filosofia que sustenta os processos de conceito na relação aluno e estudo. “O jovem funciona sob a lógica do estudo. Ele sabe que o problema e solução, ao mesmo tempo, estão ali, no ato de estudar. Na França se diz que alunos trabalham na escola, ao invés de estudar, como é dito no Brasil. É uma questão de esforço e empenho por parte do aluno diante das lógicas simbólicas da escola. Comprometimento e perspectiva, nesse ponto, são essenciais”, aponta Charlot.


O educador Alexsandro Alves de Oliveira aproveitou a oportunidade para colocar questões práticas diante do profissional e demais colegas, como forma de aprendizado. “Charlot é incentivador para continuarmos na nossa luta diante dos desafios que a vida traz não somente para os alunos, mas para nós, educadores. Agora iremos discutir juntos com o intuito de encontrar soluções para os desafios do nosso dia-a-dia em sala de aula”, afirma Alexsandro.


Os resultados dos dois encontros iniciais serão ponderados na próxima etapa, que acontece no dia 25, quando o professor Charlot retornará ao ILBJ para escutar o que os educadores sociais têm a dizer sobre o que foi apresentado e discutido por ele e quais mudanças o debate proporcionou a cada um dentro de sua área de atuação; principalmente no que diz respeito a aprendizagem dos alunos. “Isso é para que os alunos sintam orgulho deles próprios, já que os educadores passaram a interpretá-los de uma outra maneira”, finaliza Charlot.