Formatura da 5ª turma do Instituto Luciano Barreto Júnior é um sucesso

Muita emoção e alegria invadiram o Espaço Emes na noite de 21 de Janeiro, quando se formou a 5ª Turma do Projeto “Conectando com a Vida”, do Instituto Luciano Barreto Júnior, Ação de Responsabilidade Social da construtora Celi. A noite era de festa porque, após um ano inteiro de esforço e dedicação, cerca de 1.000 jovens de baixa renda comemoravam o seu sucesso e as novas oportunidades que, com certeza, lhes surgirão a partir de agora.

Mais animado que nunca, o início da solenidade foi abrilhantado com apresentação do Coral ILBJ, regido pelo Professor Carlos Magno Júnior. Entoando o Hino Nacional Brasileiro e mais duas músicas, o coral agradou e ganhou o acompanhamento em palmas da enorme platéia, que, em coro, cantava junto com ele. Em seguida, Jácome Góes, Curador Interpessoal do ILBJ, discursou, agradecendo a Deus por mais uma turma formada e à equipe ILBJ pelo esforço empreendido. Aos alunos, direcionou palavras de incentivo. “Somos todos uma grande família. Vocês, meus alunos, são vitoriosos. Sigam em frente, porque vocês merecem ser felizes!”, falou entusiasmado Jácome Góes.

Para Maria Celi, Presidente do ILBJ, foi uma noite de emoção muito forte, acompanhada da certeza de que Luciano Júnior está feliz com o trabalho desenvolvido junto aos jovens carentes, em seu nome. “Essa partilha, que eu chamo de amor, é que faz com que fiquemos mais fortes a cada dia. Toda a equipe que faz o ILBJ vê a alegria desses jovens como um grande estímulo para que possamos continuar a desenvolver um trabalho tão lindo e que traz tantos benefícios”, afirmou feliz, a mãe do idealizador do Projeto, D. Maria Celi.

Em seu discurso, ela aconselhou os formandos, para que lutem e sejam trabalhadores de bem. “Não tenham vergonha de qualquer trabalho porque todo trabalho é nobre. Quando o fizerem, façam bem feito e tenham orgulho de vocês porque são capazes”, disse ela. Continuou, falando sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte em prol de um mundo melhor. “Lutem pela vida e sejam construtores, não destruam. É muito difícil o caminho do bem, mas lutem! Tenham a convicção de que serão recompensados. Como mãe de Luciano Júnior, eu quero dar a vocês a minha bênção. Que sejam todos protegidos e iluminados por Deus”, finalizou emocionada.

Prestigiando o evento, o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância de iniciativas de Responsabilidade Social como a da Construtora Celi e dirigiu, aos formandos, suas congratulações. “Sei que vocês tiveram que superar obstáculos, mas a vontade sempre vence a dificuldade. Agora vocês têm mais condições de ascender pelo mérito e galgar melhores posições e oportunidades. Por isso é que este é um momento de muita felicidade. Eu, como prefeito de Aracaju, não poderia deixar de estar presente aqui hoje. Quero primeiro parabenizar a todos vocês pelo compromisso com os estudos. Em segundo lugar, quero parabenizar a Celi pela responsabilidade social e por empreender um trabalho tão extraordinário como esse”, disse Edvaldo.

Em nome do Governador Marcelo Déda, O Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, levou a todos os presentes as felicitações. “Quero aqui demonstrar o reconhecimento do papel que Dr. Luciano, enquanto empresário, e a Construtora Celi têm da sua Responsabilidade Social. Esse é um grande exemplo que, ao renovar-se a cada ano, a cada aluno, e a cada aula, demonstra a seriedade com que o grupo Celi consegue expressar a sua Responsabilidade, transferido para todos esses jovens a importância da sua participação cidadã, através do estudo. Fico muito feliz de trazer aqui o meu abraço pessoal, o meu parabéns, e o meu reconhecimento a todos vocês, que se formam hoje”, falou Oliveira Júnior.

Para o Presidente da Construtora Celi, uma das maiores investidoras em Responsabilidade Social do Nordeste, cada ano letivo do ILBJ dá inicio à formação de técnicos, engenheiros, médicos, etc, que servirão ao crescimento do estado de Sergipe e do país. “Toda formatura é uma emoção renovada, mas a cada vez que eu vejo o nível de satisfação dos nossos alunos, sua disciplina, e as manifestações de grande alegria em terem passado pelo Instituto, me vem à mente a figura ímpar de Luciano Júnior, e o quanto ele estava certo, dentro de uma visão futurista, de defender esse projeto. Ele dizia: ‘Meu pai, nós temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe’, e é isso que nós estamos fazendo aqui. Por isso, eu, Maria Celi, e minhas filhas, Alda e Ana, tanto temos batalhado pelo Instituo, e trabalhado para viabilizar esse projeto, nos compromissando para que o ILBJ esteja melhor a cada ano, e que nossos alunos tenham, assim, níveis de satisfação sempre maiores também”, afirmou feliz o empresário Luciano Barreto.

Durante a Solenidade, foram homenageadas as Professoras Glorita Portugal, pelo trabalho desenvolvido como grande educadora, e Tânia Maria Cabral de Araújo, primeira professora de Luciano Júnior. Assim como elas, o Promotor de Justiça, Orlando Rochadel Moreira, também recebeu uma estatueta, confeccionada pelo artista plástico Bené Santana, em reconhecimento a todo o trabalho por ele desenvolvido enquanto integrante do Núcleo dos Direitos à Educação do Ministério Público do Estado de Sergipe, e como idealizador do Centro Educacional Vitória de Santa Maria. Foi homenageada, também, uma mãe amorosa e dedicada, D. Etani Sousa, que educa 46 crianças com muito zelo e grandeza de coração. Seus filhos, “Os Roberts”, foram os encarregados do encerramento da solenidade. Também regidos pelo Professor Carlos Magno Júnior, eles prestaram uma homenagem ao empresário Luciano Barreto, entoando “Emoções”, de Roberto Carlos. Em seguida, o DJ Lucas iniciou a sua apresentação, transformando o Espaço Emes numa grande pista de dança.

Dentre as muitas autoridades que prestigiaram o evento, compuseram a Mesa de Honra o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, José de Oliveira Júnior; o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o Promotor de Justiça do MP/SE, Orlando Rochadel Moreira; o Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emanuel Nascimento; o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Luciano Pimentel; o Superintendente do Departamento da Polícia Federal em Sergipe, Paulo Bezerra; o Presidente do Fórum Empresarial de Sergipe, Aroldo Franca; as professoras homenageadas, Glorita Portugal e Tânia Maria Cabral de Araújo; além dos anfitriões Luciano Barreto, Presidente da construtora Celi; Maria Celi Teixeira, Presidente do Instituto Luciano Barreto Júnior; e Jácome Góes, Curador Inter Pessoal do ILBJ.